Skip to Content

This cache has been archived.

garri: Oi Baunilha & Chocolate

O cache está temporariamente desativado demasiado tempo. Se o geocache está desaparecido eu não posso tê-lo publicado em geocaching.com, isto evitaria que

não possa aprovar futuros caches escondidos cerca de teu cache.

Se queres consertar este cache escreve-me um mail e se o voltarei a ativar, Sua reparação muitos geocachers poderão voltar a desfrutá-lo.

Obrigado por compreender minha nota e por tua cache.

Lluís Garrido

More
<

O local do Crime [Leiria]

A cache by Baunilha & Chocolate Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/12/2004
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O local do Crime - Leiria
ff
 
Localização

Esta cache irá levá-lo às ruas e lugares frequentados por Eça de Queiroz aquando da sua estadia em Leiria. As mesma ruas frequentadas pelas personagens do seu "Crime do Padre Amaro". A carta militar M888 correspondente é a 297.

As coordenadas indicadas são dum local de estacionamento no parque do Estádio Municipal de Leiria. Aconselhamos a que deixe o carro para trás e se prepare para uma boa caminhada.

 
1 - Marachão

Dirija-se junto ao Rio Liz, e mantendo-se sempre na mesma margem, inicie a caçada.

Do livro:
"É um lugar recolhido, coberto de árvores antigas. Chamam-lhe a Alameda Velha"

 
2 - Rossio
Abandonando as margens do Liz, junto a N39º 44.686', W008º 48.317', dirija-se ao Jardim Luis de Camões - o antigo Rossio de D. Luís. Era um dos locais por onde passeavam Amaro e o Cónego Dias.
Aqui, irá necessitar do segundo algarismo do ano de nascimento que se encontra na estátua do poeta em N39º 44.679', W008º 48.400'. Esse será o valor para A.

 

3 - Praça
Seguindo na direcção da Praça Rodrigues Lobo (N39º 44.677', W008º 48.482'), poderá observar o local onde funcionou a Assembleia Leiriense de que Eça foi sócio e onde vinha fazer a sua leitura dos jornais. Este espaço é hoje ocupado pelo Ateneu.
Nas décadas de 60 e 70 do século XIX, este local era simplesmente conhecido como a "Praça". Aqui se situavam a Câmara, a Cadeia e o Pelourinho. Ontem, como hoje, numerosas lojas faziam deste local um centro de comércio local. As arcadas existentes eram um dos espaços preferidos para a cavaqueira e a má lingua. Aqui desembocavam muitas vezes os caminhos de Amaro, de Eça e de muitos outros.
Deste local, irá retirar o valor de B, que corresponde ao número de janelas à direita da chaminé, no Ateneu. As janelas são as indicadas na imagem abaixo, mas atenção: a imagem não está completa!
Do livro:
"Daí a dias, os frequentadores da botica, na Praça, viram com espanto o Padre Natário e o dr. Godinho conversando em harmonia..."

 

4 - Terreiro
O actual Largo Cândido dos Reis, em N39º 44.638', W008º 48.612', é hoje a zona de maior animação nocturna, era a parte nobre da cidade oitocentista. Aqui se situavam os solares e palacetes da nobreza liberal leiriense.
Uma destas casas, o solar do barão de Salgueiro, era frequentada por Eça no seu ano leiriense. Contam as más linguas, que no Carnaval de 1871, Eça, mascarado de cupido se tentou envolver com uma jovem aristrocata, acabando por ser arrastado da casa por dois criados que o atiraram do cimo das escadas para a rua. Ao chegar a casa, terá comentado com um amigo: "olha, sou um cupido desasado".
O valor de C, corresponde ao quarto algarismo do ano por baixo da cruz no nº 20 do Largo.
5 - Rua Direita
A actual Rua Barão de Viamonte era o eixo vital da zona antiga de Leiria. Os trajectos de Amaro para a Sé e de Eça para a Administração faziam-se por aqui.
 
6 - Casa da S. Joaneira
Numa modesta transversal à Rua Direita, a Travessa da Tipografia, encontramos a casa onde viveu o escritor, descrita no romance como a Casa da S. Joaneira, embora na obra esta seja "recolocada" na paralela Rua da Misericórdia. A casa encontra-se assinalada com uma placa, e poderá encontrá-la em N39º 44.736', W008º 48.466'.
O valor de D corresponde ao segundo algarismo do primeiro ano que Eça passou em Leiria.
 
7 - Farmácia Paiva
Já no Largo da Sé encontramos esta antiga farmácia com a sua bela fachada de azulejos. Serviu de modelo à "Botica do Carlos".
 
8 - Administração do Concelho
No último andar deste edificio existiam os serviços dirigidos por Eça.
 
9 - Sé

Finalmente a igreja da qual Amaro era o pároco. O seu arquitecto, Afonso Álvares era especialista em construções militares, daí a robustez da construção

Do livro:
"...lamentava então que a Sé fosse uma ampla estrutura de pedra de um estilo frio e jesuítico"

 

10 - Torre Sineira
Subindo a rampa em direcção ao Castelo, encontramos esta torre. Contruída sobre uma antiga torre de defesa da vila, apresenta as armas de D. Miguel de Bulhões, o bispo que a mandou construir. O arco anexo à torre (A "Porta do Sol"), dá acesso à antiga Vila. A casa que lhe fica por cima corresponde à descrita em "O Crime".
 
11 - Igreja de S. Pedro
Para lá do arco, já a caminho do Castelo, encontramos esta pequena igreja românica que era Teatro no período de passagem de Eça pela cidade, tendo sido transitoriamente Sé em 1545. Mais tarde chegou a ser celeiro. Diz-se que terá sido o local de encontro entre o escritor e uma fidalga com quem esteve envolvido.
 
12 - A cache

Finalmente, é só substituir os valores. Poderá encontrar a cache final em:

N39º 44,BCD', W008º 48,A(A+1)A

Additional Hints (Decrypt)

Fhon n rapbfgn cbe geáf qn cynpn qr ubzrantrz n Rearfgb Xbeebqv (qr seragr nb zvenqbheb cnen n pvqnqr). Pbagbear nf ebpunf cryn qvervgn. N pnpur rapbagen-fr anf ebpunf qb ynqb rfdhreqb.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

9 Logged Visits

Didn't find it 2     Write note 5     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 3 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.