Skip to Content

This cache has been archived.

garri: Archived

More
<

MOINHOS DO FERREIRA

A cache by joaquimtextex Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/09/2005
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

MOINHOS DO RIO FERREIRA- (do Cuco)-Fraga do Castelo

Fósseis e moinhos
A pouco mais de vinte minutos do Porto, saindo da A4 rumo a Valongo e entrando na ENI5 em direcção à freguesia de Campo, situa-se o Parque Paleozóico, nas serras da região de Valongo, Pias e Santa Justa.

MOINHOS DO RIO FERREIRA- (do Cuco)-Fraga do Castelo

Fósseis e moinhos
A pouco mais de vinte minutos do Porto, saindo da A4 rumo a Valongo e entrando na ENI5 em direcção à freguesia de Campo, situa-se o Parque Paleozóico, nas serras da região de Valongo, Pias e Santa Justa. O centro interpretativo é o primeiro local a visitar. Localizado num antigo moinho, este centro ajuda o visitante a compreender o que vai poder ver no passeio. Na área do parque há três percursos. Várias marcas assinalam o caminho a seguir. Estão também colocadas placas com informações sobre os pontos de interesse. Em todo caso, não se aconselham incursões solitárias pelas serras, devido aos perigos de quedas. Em qualquer dos percursos podem ser vistos vários exemplares de fôsseis, como os de trilobites do período Ordovícico, que ali permanecem há milhões de anos. Também podem ser observados alguns moinhos de água ainda em funcionamento.
Devido ao declive acentuado em algumas partes do passeio, é dada a possibilidade de se praticar escalada. A espeleologia e o estudo da paleontologia são outros exemplos de actividades a desenvolver. Mas não são apenas os fôsseis o atractivo deste parque. Ali encontram-se também quatro espécies de animais e vegetais em vias de extinção. Rumando para o interior do parque, um caminho de terra batida leva à rústica aldeia de Couce, de origem romana, hoje habitada por seis famílias, onde se destaca o celeiro, com paredes de quartzito, e uma eira de placas de ardósia.
Fazem também parte do passeio a paisagem sobre o vale do rio Ferreira, no alto da Fraga do Castelo, e a visita a alguns poços de antigas explorações mineiras, bem como aos antigos moinhos do Cuco, aos Fojos (cavernas) das Pombas, das Valérias e aos Três Fojos Sagrados.

Das Minas de Ouro às Minas de Carvão
São numerosos os vestígios de actividade mineira na região, estendendo-se da época de ocupação romana até ao início do século XX. Os mais espectaculares e abundantes ocorrem na Serra de Santa Justa e de Pias. São designados por fojos ( época romana ) e são geralmente constituídos por cavidades estreitas e profundas, com cerca de 1 metro de largura e comprimentos superiores a 70 metros, usadas como vias de acesso às galerias, (como vias de escoamento de minério) ou como chaminés de ventilação e que correspondem ao desmonte de filões quartzosos auríferos.

Nos princípios do séc. XVIII, Valongo atingiu uma invejável estabilidade económica, para a qual contribuiram o trigo e o milho, trazidos pelos almocreves, a partir do séc. XVII, e também intensamente cultivados na região a partir daí. De facto a qualidade da farinha produzida nos moinhos do Rio Ferreira, tinha grande procura nas feiras das regiões confinantes.

Couce é/foi uma aldeia de natureza comunitária situada em Valongo. Perfeitamente isolada no vale do Rio Ferreira, inserida no conjunto montanhoso, formado pela Serra de Santa Justa, Serra de Pias, e Serra de Castiçal, apresenta um ar maravilhosamente selvagem e natural.
A aldeia está acocorada no sopé da Serra de Santa Justa, vertente oriental com o Rio Ferreira que serpenteia a seus pés.
O centro da aldeia é um pequeno larguito, coberto por uma ramada onde as crianças brincavam durante o dia. Era aí também que, ao fim de semana, os aldeões se juntavam para conversar e para saborear a boa broa de Couce com umas rodelas de paio regado com um copo de americano.

Couce é pois uma aldeia primitiva, um pouco esquecida que conserva a sua beleza natural permitindo escapar ao stress quotidiano da cidade. Um local a visitar.

Lenda do Rapto da Imagem de S. João
Recontada por Manuel Pinto no seu livro Bugios e Mourisqueiros (1983), a lenda resume-se assim:

"No tempo em que os moiros invadiram Portugal, uma parte deles foi viver prá serra de Cuca macuca, hoje chamada Santa Justa. Os cristãos ocuparão os vales da serra de Pias e Couce, que seguio pelo R. Ferreira até á ponta de cima da nossa freguesia, e aí bibio em paz, e que dedicabo ua veneração munto grande a S.João, de que tinho ua imagem milagrosa.
Certo dia aconteceu que a filha do rei dos moiros adoeceu gravemente, e os médicos e sábios deles num arranjabo maneira de a salbar. Cunstou-se atão entre eles que a filha do rei dos cristãos tamem já tinha estado nessas condições e o que le balera diz que fora a tal image. Atão, o pai da moira mandou à terra dos cristãos uns embaixadores, a ber se podio lebá-la image por um certo tempo. Mas os cristãos tinho medo que os moiros lha roubasse e num cuncordaro. As coisas começaro azedar-se até que começou a guerra. É por isso que os Bugios inda hoje diz: ‘ela é nossa’, que é como quem diz ‘ a image é nossa’".

Para mais informações e marcações de visitas (gratuitas), consulte o site do Parque Paleozóico de Valongo em www.paleozoicovalongo.com ou contacte os responsáveis pelo e-mail parque@paleozoicovalongo.com.

A Cache tem uma máquina fotográfica descartável, para os visitantes se fotografarem (e lá a deixarem...), objectos para troca (4 para os faltosos) e o necessário bloquinho de log com caneta...
se chover, até foi colocada no local uma mini-caverna, para se abrigarem, e uma magnifica vista...

MILLS of the Ferreira.

Leaving the A4 highway in Valongo and entering the ENI5 in direction to Campo, it is placed the Paleozóico Park.
The interpretative center is the first place to visit. Located in one old mill, this center helps the visitor to understand what it is possible to be seen. In the area of the park there are three pathways, with some marks designating the way to follow. Also plates with information on the interest points are placed. In all case, solitary incursions for the mountain ranges are not advised. In any of the passages some units can be seen of were, as of trilobites of the Ordovícico period, that remain there have millions of years. Also some water mills can be observed still in functioning. Here there are four species of animals and vegetables in extinguishing ways also. Heading for the interior of the park, following the Ferreira River, a beaten land way leads to the rustic village of Couce, of Roman origin . They also make part of the landscape, in the high one of the Fraga of the Castle, and the visit to some wells of old mining explorations, as well as the old mills of the Cuckoo, to the Fojos (caves) of the Doves, the Sacred Valérias and to the Three Fojos. They are assigned by fojos (time Roman) and generally are constituted by narrow and deep sockets, with about 1 meter of width and superior lengths the 70 meters, used as ways of access to the galleries, (as ways of ore draining) or as ventilation chimneys and that they correspond to the dismounting of auriferous quartzous filões.

For more information and markings of visits (gratuitous), consult the site of the Park Paleozóico de Valongo in www.paleozoicovalongo.com or contact responsible for the email parque@paleozoicovalongo.com.
The Cache has a dismissable photographic machine, for the visitors to be photographed (and to leave it there...), objects for exchange (4 for the faulty ones) and the necessary log with pen... and if it rains, we placed there a mini-cave, to take shelter, and seeing a magnificent view...

Additional Hints (Decrypt)

fbo hzn ynwr qr ybhfn, nb ynqb qn zvav-pnirean r qronvkb qn znvbe nthyun ebpubfn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

11 Logged Visits

Found it 3     Didn't find it 3     Write note 1     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 6 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.