Multi-cache

Cântaro Gordo

A cache by nat_cache Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/10/2005
In Guarda, Portugal
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

O Cântaro Gordo, está localizado na Serra da Estrela perto do ponto mais alto de Portugal continental, a Torre, situada no distrito da Guarda, concelho de Seia, e é a par com o Cântaro Magro uma das estruturas mais emblemáticas da Serra da Estrela. Esta cache vale pela aventura na natureza, pelas paisagens soberbas e pela sensação de conquista alpina que a subida ao Cântaro Gordo irá proporcionar.

A Cache do Cântaro Gordo está situada a 1875m de altitude, é a terceira (e o objectivo final) de uma sequência de Multi-caches com cariz mistério. Dependendo da altura do ano, poderá exigir a utilização de equipamento técnico para marcha em gelo. Este percurso não é circular, terminando junto das pistas de ski. É aconselhável levar um segundo carro que deverá ficar no estacionamento do complexo de apoio às pistas de ski, de modo a facilitar no final do trajecto o regresso ao Covão d’Ametade.

O início da caminhada tem lugar no Covão d’Ametade, junto do vale glaciar do Zêzere ( coordenadas 40º 19,735 – 7º 35,199 na estrada EN338 que liga o centro de limpeza das neves (Piornal) a Manteigas). A partir daqui deverá seguir até à primeira cache (cujas coordenadas são as indicadas) situada na margem da lagoa dos Cântaros, seguindo o trilho marcado por pedras amontoadas (nem sempre muito fáceis de detectar). Disponibilizo, a pedido, um ficheiro TrackMaker que contém o trilho de aproximação a esta primeira cache. O caminho é ideal para aquecer, fácil e sem qualquer perigo. A primeira das caches “Lagoa dos Cântaros” contém um logBook, fotos e way-points de ajuda ao caminho para a segunda Cache, e ainda uma charada numérica em forma de palavras-cruzadas que irá definir as coordenadas da segunda cache.

Estas palavras cruzadas, cujo tema, é o Everest e as suas conquistas, permite definir os geocacheres com aptidões para continuar para a segunda cache, onde o caminho começa a exigir uma maior entrega física.

Se tem intenções de continuar para a segunda cache, deverá fazer alguma investigação sobre o tema Everest, pois caso contrário terá de ir estudar para casa e tentar a conquista do Cântaro Gordo numa outra oportunidade. No entanto não dê nunca o tempo por perdido, porque a lagoa dos Cântaros é lindíssima e este será um dos poucos locais onde, pelo seu isolamento, poderá “ouvir” o som do silêncio … e está claro, fazer o belo almoço !!! ?

A segunda Cache “Encosta do Cântaro”, não está muito longe (1h). Á medida que sobe pelo trajecto sugerido na 1ª cache, vai ter uma excelente vista da lagoa e de todo o planalto central da Serra da Estrela. A parte final desta subida (já muito próximo do local da cache 2) é virada a Norte e se existir neve é muito possível que esta zona esteja gelada, sendo necessário o uso crampons. A cache da “Encosta do Cântaro” contém um logBook, uma foto que indica a melhor rota para a cache final do Cântaro Gordo, way-points que o ajudam a escolher o caminho, e ainda uma charada numérica em forma de palavras-cruzadas que irá definir as coordenadas desta última cache.

O tema para descobrir as coordenadas da Cache do Cântaro Gordo é a “Serra da Estrela”. Como sugestão aconselhamos que estude um pouco a geografia desta zona e que leia com atenção as informações nesta página. Outra sugestão é, antes de começar o trajecto, verificar a data em foi construída a fonte da Jonja (esta fonte fica na estrada EN338, do lado esquerdo de quem desce do centro de limpeza de neves para o covão d’Ametade (cerca de 900m antes de chegar ao covão d’Ametade). Agora que já descobriu as coordenadas da cache do “Cântaro Gordo”, suba o último percurso com muito cuidado, pois agora o desnível é realmente acentuado (não necessita de cordas nem material de montanhismo), mas deve tomar particular atenção às pedras soltas que podem faze-lo escorregar, além de poder atingir um seu companheiro de viagem que vá um pouco mais abaixo!!

A Cache do Cântaro Gordo contém um logBook, way-points como ajuda para chegar às pistas de ski, uma máquina fotográfica para registar este momento (posteriormente irei recolher a máquina e revelar as fotos), um “aquece pés” e uma fita de pescoço.

O caminho para a pista de ski está identificado no terreno por conjunto de pedras amontoadas e algumas fitas (agarradas aos ramos). A foto apresentada no site bem como os way-points ajudam a definir o caminho para as pistas de ski.

Tempos e segurança: Lembre-se que para segurança as marchas de montanha devem ser efectuadas em grupo. Verifique as condições de segurança e os tempos abaixo indicados para o percurso antes de começar esta cache. Lembre-se que está a progredir em terreno de montanha, qualquer dificuldade pode requerer algumas horas para que tenha ajuda. Verifique as condições atmosféricas. Garanta que consegue fazer o percurso antes que a noite ou o nevoeiro se instalem. Mesmo com GPS irá ter dificuldades para se orientar !! Leve consigo comida, botas e roupa adequada às condições climatéricas. Tempos de percurso (caso esteja a exceder estes tempos, pondere o regresso pelo mesmo caminho)


Covão d’Ametade – Lagoa dos Cântaros (1ª cache) – 1h15m a 1h40m


Lagoa dos Cântaros (1ª cache) – Encosta do Cântaro Gordo (2ª cache) – 40minutos a 1h


Encosta do Cântaro Gordo (2ª cache) – Cântaro Gordo (3ª cache) – 40minutos a 1h


Cântaro Gordo (3ª cache) – pistas de Ski - 50minutos a 1h10


Boa Caçada Nat_Cache

Additional Hints (Decrypt)

[cache1-] cebpher an sraqn rager bf qbvf oybpbf qr crqen
[cache2-] cebpher cbe onvkb qb nzbagbnqb qr crqenf dhr vaqvpn b pnzvaub (3 crqenf rzcvyunqnf an iregvpny)
[cache3-] cebpher orz qrageb qr hz ohenpb tenaqr

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)

 

Find...

207 Logged Visits

Found it 139     Didn't find it 9     Write note 53     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 602 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 1/24/2017 8:05:00 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (4:05 AM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum