Skip to Content

This cache has been archived.

MightyREV: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das caches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.


MightyREV
Community Volunteer Reviewer
Centro de Ajuda|Trabalhar com o Revisor|Revisões mais rápidas|Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
<

Judiaria [Lisboa Medieval]

A cache by almeidara Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 3/20/2006
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

 

 

 


Esta cache faz parte de um conjunto.

Com cada uma das caches pretendo levar o geocacher a visitar vários locais ou monumentos evocativos das várias eras da história de Lisboa:

Teatro
[Olisipo]


Castelo
[Alusbona]


Judiaria
[Lisboa Medieval]

S. Jerónimo
[Lisboa da Expansão]


Passeio Público
[Lisboa Romântica]


Uptown
[Lisbon]

Muitas das pessoas que se passeiam pela Baixa hoje em dia não sabe que está a percorrer a Grande Judiaria de Lisboa. Após a conquista, a Lisboa cristã manteve bairros onde habitavam, maioritariamente, pessoas de outras religiões. Além da Mouraria (mouros), que ainda hoje existente, Lisboa possuia vários bairros habitados por Judeus - as Judiarias.

Existiam exactamente quatro bairros registados nos documentos históricos:
1) A Judiaria grande ou Judiaria velha de Lisboa que se situava entre as Igrejas da Madalena, de S. Nicolau e de S. Julião e nas imediações das antigas Ruas da Correaria, Ourivesaria, Poço da Fótea e Rua Nova de El-Rei.
2) No lugar da Pedreira, onde hoje se situa o Largo do Carmo e imediações existiu uma outra Judiaria. Foi extinta em 1317, quando D. Dinis doou essas casas ao Almirante Pessanha.
3) Em Teracenas existiu também a Judiaria pequena, referida pela documentação de D. Dinis e que foi demolida no reinado de D. Fernando (1367-1383).
4) Em Alfama existiu outra Judiaria, fundada no reinado de D. Pedro, segundo alguns autores, ou no reinado de D. Fernando, segundo outros. Situar-se-ia junto da Torre de S. Pedro, perto da Igreja dedicada ao santo do mesmo nome. Tinha uma sinagoga com quatro salas sobradadas e possuia um balcão virado para o beco. A rua da Judiaria, em Alfama, é tudo o que resta das quatro Judiarias de Lisboa.



É na Judiaria grande, que se encontra escondida uma cache, que a ser verdade será a mais antiga do mundo :-) . Ela foi escondida antes do Grande Terramoto e por isso, tanto os GPS's eram pouco precisos (vulgo astrolábios), como as ruas estreitas dificultavam a sua utilização. No entanto, o local exacto da cache encontra-se marcado nos mapas históricos. Atenção: as coordenadas indicadas têm um erro de 20m, indicado pelo GPSr.

Podem fazer o download das imagens, com maior resolução, clicando em cima delas. É mais fácil encontrar a cache investigando onde fica esta marca nos mapas de hoje. As coordenadas devem ter um erro de várias dezenas de metros. Embora a cache esteja marcada em mapas tão antigos foi utilizado material de construção bastante recente. Talvez viagens no tempo, quem sabe...

Boas cachadas na Lisboa Medieval.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

2,594 Logged Visits

Found it 2,121     Didn't find it 323     Write note 55     Archive 2     Needs Archived 4     Unarchive 1     Temporarily Disable Listing 9     Enable Listing 8     Publish Listing 1     Needs Maintenance 56     Owner Maintenance 11     Update Coordinates 2     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 240 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.