|
O Parque Florestal da Serra da Boa Viagem constitui a maior área florestal junto à cidade da Figueira da Foz, representando, com os seus cerca de 400 hectares, não só um enorme valor paisagístico e ambiental mas, igualmente, uma área de lazer que contribui para a qualidade de vida dos seus utentes.
Na sua periferia localizam-se, na encosta sul, diversos espaços residenciais, no seu lado nascente, a povoação da Serra da Boa Viagem, na encosta Norte uma zona florestal com influência das povoações de Quiaios e da Praia de Quiaios e Murtinheira. Dentro do próprio parque situam-se alguns espaços sensíveis, como sejam as casas de guarda, a capela de Stº Amaro, o Farol do Cabo Mondego e o edifício do Abrigo da Montanha.
O Parque Florestal da Serra da Boa Viagem conta com variados equipamentos de utilização e usufruto públicos, associados às actividades desportivas, de recreio informal e de informação ambiental (Parques Infantis, Parques de Merendas, Restaurante) constituindo-se uma área com enorme valor ecológico para aqueles que procuram um espaço verde, com bonitas paisagens, para passear, para praticar diversos desportos ao ar livre, correr, andar de bicicleta, observar a flora e descobrir a fauna.
Um dos pontos mais emblemáticos da Serra, é o Vale dos Cedros, povoado por árvores gigantescas que já sobreviveram a dois grandes incêndios, que devastaram a sua vizinhança. Os Cedros, no entanto, mantém-se incólumes.
|
|