Skip to Content

Traditional Geocache

Estela-Menir [Tondela, Viseu]

A cache by almeidara Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 8/15/2006
In Viseu, Portugal
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

 

Orientado, segundo o seu maior eixo transversal, no sentido E. / O., é um monólito talhado em granito, de forma paralelepípeda, mais largo na base e ligeiramente arrendondado na extremidade. Duas faces maiores ligeiramente oblíquas e as duas menores de igual recorte conferem-lhe uma forma apontada e arrendondada. 

É decorada com gravuras diferenciadas, executadas pela técnica de picotagem e os seus diferentes níveis de erosão parecem demonstrar diferentes épocas de execução. A decoração da face S. é composta, no sentido descendente, por dois círculos paralelos, tendo o do lado direito, em nível inferior, duas linhas serpentiformes dispostas na vertical e em paralelo. Ligeiramente mais abaixo uma oval e um círculo. Espalhadas aleatoriamente, dez covinhas. Na área mesial, ao centro, uma forma triangular, tendo no seu interior, duas linhas oblíquas cruzadas. No vértice superior do triângulo, dois círculos. À esquerda uma figura representando uma figura humana assente no pescoço. 

Na metade inferior da área mesial, uma composição quase rectangular, com o interior dividido em três zonas por duas linhas horizontais paralelas e por outras duas verticais, igualmente paralelas. Duas pequenas linhas horizontais, paralelas, ligam as duas linhas verticais. À direita, um pequeno círculo tendo, para o lado E. duas linhas paralelas horizontais. Finalmente, uma letra T, com os braços e haste terminados por círculos, tendo o da haste inscritos dois diâmetros. A face N. exibe uma cruz de Cristo e, sob ela, a data de 1804 e logo abaixo a data de 1801. Dispostas aleatoriamente na parte inferior da face, oito covinhas. Na face O. e ao topo, uma linha semicircular e sob ela uma forma quase circular da qual partem duas linhas verticais paralelas, às quais se ligam, no sentido descendente, três losangos muito irregulares unidos pelos vértices. Nos dois últimos, uma covinha, e sob o último, outras três. 

Na face E. linha demarcando o cume, similar à da face oposta e, novamente a letra T (as 2 letras nas faces orientadas para o Concelho de Tondela, referem-se ao topónimo do Concelho), semelhante à já referida, com a diferença de que o círculo da haste, contém um V invertido, partindo daqui uma linha terminando num segundo.

A época de construção (conjectural) é 3000 a.C.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

336 Logged Visits

Found it 330     Didn't find it 1     Write note 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 72 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/19/2017 11:17:35 AM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (7:17 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page