Skip to content

Geometria da Descompressão EarthCache

Hidden : 8/15/2019
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





                                                               

De forma a poder fazer o registo desta earthcache, deverá responder corretamente às seguintes questões e enviar, posteriormente, as respostas para o meu e-mail.

As coordenadas correspondem à zona do maciço granítico onde é possível notar consequências da descompressão: um complexo de famílias de diaclases bem definidas. Em certas épocas do ano esse local poderá estar parcialmente submerso.

1) Classifique o espaçamento da família de diaclases que tem direção oeste-este. Calcule a frequência dessas diaclases.

2) Ainda nessa família de diaclases. Há uma diaclase que claramente apresenta um maior comprimento. Classifique-a tendo em conta a sua continuidade. Essa diaclase é a que fica mais perto da água ou mais afastada?

3) Classifique o maciço rochoso das coordenadas. Os blocos formados pelas diaclases são pequenos, médios ou grandes?

4) Inclua uma foto no seu registo. No caso de não ser selfie, basta ser uma foto da sua mão a segurar um papel com o nick. É considerada obviamente uma foto por geocacher/registo e registos sem foto não serão validados.

Obrigado pela visita.

In order to be able to register this earthcache, you must answer the following questions correctly and send the answers to my email later.

The coordinates correspond to the area of ​​the granite massif where it is possible to notice consequences of decompression: a complex of well-defined diaclase families. At certain times of the year this site may be partially submerged.

1) Classify the spacing of the west-east family of diaclasses. Calculate the frequency of these diaclases.

2) Still in this family of diaclases. There is a diaclase that clearly has a longer length. Rate it by its continuity. Is this diaclase the one closest to the water or farther away?

3) Sort the coordinate rock mass. Are the blocks formed by diaclases small, medium or large?

4) Include a photo in your record. In case you are not selfie, just be a photo of your hand holding a paper with the nick. It is obviously considered a photo by geocacher / record and records without photo will not be validated.

Thanks for the visit.

 


Barragem da Marateca

A barragem da Marateca ou barragem da Santa Águeda localiza-se no concelho de Castelo Branco, distrito de Castelo Branco, Portugal. Situa-se no rio Ocreza. A barragem foi projectada em 1982 e entrou em funcionamento em 1991.

 

 

Meteorização

Mesmo antes da exposição aos agentes externos, na sequência dos fenómenos que fazem ascender as rochas e, subsequentemente, as fazem aflorar, as rochas experimentam transformações, à medida que se elevam das zonas profundas onde tiveram a sua génese. 

A alteração das rochas, denominada meteorização corresponde às modificações físicas e/ou químicas causadas, nas rochas, pelos agentes de meteorização - a água, o vento, as mudanças de temperatura e a ação dos seres vivos. De acordo com o seu modo de atuação e com os produtos que originam, os agentes de meteorização podem ser classificados em físicos (provocam fragmentação) e químicos (provocam alteração química) existindo dois tipos de meteorização: a meteorização física e a meteorização química.

Descompressão e formação de diaclases

Devido às elevadas pressões que a rocha é sujeita aquando da sua formação, acabam por ser formados pontos fracos e fraturas na sua estrutura. Quando esta aflora, e como a pressão em que se encontra é menor, o granito acaba por fraturar nos pontos fracos originados anteriormente. A rocha começa a espandir e forma-se assim uma rede de fraturas, normalmente paralelas e perpendiculares. A esta estrutura, em Geologia, dá-se o nome de diaclasses.

   

 
Diaclases

As diaclases ocorrem em todos os tipos de rochas e não são mais do que fracturas ao longo das quais não existiu movimento considerável. Normalmente, a maior movimentação corresponde ao afastamento dos compartimentos na direcção perpendicular ao plano de fractura. Podem ser classificadas em diversos aspectos e é este um dos objectivos da earthcache.


Representação esquemática de duas famílias de diaclases

As diaclases que, numa mesma área, possuem uma orientação semelhante formam uma família de diaclases. As várias famílias de diaclases existentes numa determinada zona formam um sistema de diaclases.

Continuidade e descontinuidade de diaclases

A persistência ou continuidade define-se como a extensão em área de diaclases. É um dos parâmetros que maior influência tem no comportamento dos maciços rochosos, mas também é um dos mais difíceis de determinar dada a exiguidade de acessos à medição de tais áreas. No ponto zero da earthcache é possível medir algumas famílias na totalidade.

Uma quantificação poderá fazer-se através da medida do comprimento do traço da superfície das diaclases em superfícies expostas do maciço. É usual utilizar a terminologia seguinte para descrever a continuidade:

Espaçamento e frequência

Quando se procede ao estudo do espaçamento das diaclases é conveniente proceder a uma análise da distribuição dos valores medidos por cada

família. Para tal, em função do valor modal (o mais frequente) do espaçamento é usual utilizar a terminologia seguinte para descrever esta característica das diaclases:

Por vezes, com objectivos idênticos, é utilizado o inverso do espaçamento, isto é, o número de descontinuidades por metro. Este valor é designado por frequência

Tipo de maciços rochosos em função da frequência de diaclases

Tamanho dos Blocos

 

 
Fontes Consultadas / Sourses Consulted

http://www.neotectonica.ufpr.br/aula-geologia/aula5.pdf
https://www.ebah.com.br/content/ABAAABkB0AB/apostila-mecanica-das-rochas?part=3
http://www.dct.uminho.pt/pnpg/trilhos/pitoes/paragem2/diaclases.html
https://paginas.fe.up.pt/~geng/ge/apontamentos/Cap_4_GE.pdf
https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/20152/1/Tese%20de%20Mestrado.pdf
Terra, Universo de Vida - Geologia 10ºAno (Amparo Dias & Maria Ermelinda Santos)
Terra, Universo de Vida - Geologia 11ºAno (Amparo Dias & Maria Ermelinda Santos)
 

  

Additional Hints (No hints available.)