Skip to content

Olaria EarthCache

Hidden : 9/26/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato
 

Parque Passaúna
Inaugurado em 1991 possui uma área de 6.500.000 m² margeando a represa do rio Passaúna, na divisa com os municípios de Araucária, Campo Largo e Campo Magro. Essa represa é responsável pelo fornecimento de 1/3 da
água consumida em Curitiba, tendo inundado as instalações de antigas olarias. A presença de chaminés remanescentes testemunham o antigo potencial das argilas locais.
Uma olaria (de "ola", termo antigo para "panela de barro") é um local destinado à produção de objetos que utilizam o barro ou argila como matéria-prima.
As argilas e depósitos aluvionares recentes estão depositados sobre rochas metamórficas do embasamento de origem cristalina (granitos e gnaisses) e localmente podem-se encontrar veios de quartzo mineralizados com ouro, no mesmo contexto das antigas minas de Ferraria e Timbotuva, que estão nas proximidades.
A geologia da região é formada por diferentes unidades litoestratigráficas de períodos distintos, compreendendo: Complexo Atuba (período: Proterozóico Inferior), Grupo Açungui (período: Proterozóico Superior), diques de rochas básicas (período: Mesozóico), Formação Guabirotuba e   sedimentos inconsolidados (período: Cenozóico)
 
Resultado de imagem para olaria passauna
O Solo é a camada superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de materiais minerais e orgânicos.
FORMAÇÃO E COMPOSIÇÃO DO SOLO
O solo é resultado da ação de vários elementos: água, clima, organismos vivos, relevo, tipo de rocha e o tempo de atuação desses fatores. Em função da ação conjunta dos diversos fatores, originam-se diversos tipos de solo.
A decomposição das rochas por ação dos agentes físicos, químicos ou biológicos dão origem aos componentes minerais. A incorporação e a decomposição de elementos orgânicos animais e vegetais (húmus), dão fertilidade ao solo.

CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS, SEGUNDO A TAXONOMIA BRASILEIRA
Com relação a cor, a maior parte dos solos podem ser agrupadas em três tipos:
1 - avermelhados e amarelos - indicam forte presença de óxido de ferro (FeO2)
2 - escuros - indicam forte presença de materiais orgânicos, na qual designamos solo de Húmus.
3 - claros - indicam a fraca presença ou ausência de materiais orgânicos.
Com relação a textura os solos pedem se apresentar:
1 - arenoso - retém pouca água e nutrientes, pois possuem grandes poros, facilitando o escoamento da água.
2 - argiloso - o solo argiloso retém mais água e nutrientes (cálcio, potássio, ferro).
3 - orgânico - é composto de materiais orgânicos em processo de decomposição, além de areia e argila.
 

PEDOLOGIA – Consistência do Solo
Comportamento do material em função da variação da umidade. É altamente correlacionada com a textura e atividade da fração de argila. Este atributo ocorre por atuação das forças de adesão e coesão entre as partículas do solo, que variam com o grau de umidade.
O manuseio das amostras molhadas permite determinar a plasticidade e pegajosidade (ou aderência). O solo com grande plasticidade é aquele que permite o seu modelamento em rolos finos e sua compressão, sem que haja ruptura; enquanto os solos não plásticos serão aqueles que esfarelam-se ao serem modelados, ocorrendo os estados intermediários (ligeiramente plástico e plástico). Já a pegajosidade é definida pelo grau de aderência do material ao ser comprimido entre os dedos polegar e indicador. Ao se afastar os dedos percebe-se a maior ou menor resistência do material comprimido, caracterizando amostras não pegajosas, ligeiramente pegajosas, pegajosas ou muito pegajosas.

Para o solo úmido observa-se a friabilidade, que caracteriza a facilidade de ruptura da massa ao ser comprimida, definindo-se consistências soltas, friáveis e firmes.

Finalmente, para o solo seco o parâmetro analisado é a tenacidade, que é a resistência da amostra ao se tentar esfarelá-la com os dedos. Definindo-se consistências entre macia, quando a amostra desfaz-se entre os dedos, e muito dura, quando a amostra resiste inteira à pressão.



Para logar este earthcache será necessário que você entre na água, ou arranje outra maneira de pegar um pouco do solo submerso aqui na beira da represa, este outrora largamente utilizado para a fabricação de tijolos nas antigas olarias que aqui haviam, analise-o e responda as seguintes perguntas:
 
1- Classifique este solo quanto à sua coloração.
2- Classifique este solo quanto à sua textura.
3- Com base nas informações do último parágrafo, descreva a pedologia deste solo

4- Gostou de conhecer o local? Uma foto sua no local seria ótimo (opcional)


Links e fontes de pesquisa: Mineropar - PPCLP - Tribuna - acervodigital - pedologia

GeoHugs
 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/bde10fd2-4c7a-4620-a26c-4a2edc915895.jpg

 

Additional Hints (No hints available.)