Skip to Content

<

Igreja de Caxarias

A cache by Smps & Escrapela Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/20/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Caxarias

É uma vila sede de freguesia portuguesa do concelho de Ourém, com 20,25 km² de área e 2 166 habitantes (2011).

É constituída por 19 lugares: Abadia, Águas Formosas, Andrés, Balancho, Barreira, Carvoeira, Casais da Abadia, Castelo, Caxarias, Chã, Cogominho, Faletia, Pisão do Oleiro, Pisões, Pontes, Ribeira, Seixal, Valados e Vales.

Em 1947 nascia a freguesia de Caxarias pela desanexação de Seiça. Elevação de resto merecida por congregar atributos económicos, sociais e uma povoação antiga ilustrada por machados pré-históricos.

A história é enaltecida em 1172 e 1178, quando D. Afonso Henriques doa propriedades a Frei Gonçalo Ermingues e à Igreja de Santa Maria de Tomaréis. Do primeiro gesto nascia um conventinho cisterciense sob a protecção do Couto de Alcobaça. Caxarias passava a beber uma aculturação com os «monges agricultores» que ali firmaram influências francesas e de mais países europeus.

As escavações arqueológicas realizadas em Casais de Abadia desvendaram vestígios que sugerem uma ligação entre o edifício e o dito convento, e os resultados traduzem-se num resumo da ocupação humana local, dado o espaço concentrar achados que remontam ao neolítico, época romana, medieval e moderna, ancorando por fim no período contemporâneo.

Caxarias integra outros símbolos reveladores da devoção religiosa, como a capela de Santo António, fundada em 1674.

Durante séculos Caxarias regeu-se pela ligação do povo ao trabalho da terra, ou não fosse banhada por 3 rios e salpicada por prodigiosas nascentes. A fertilidade dos solos há muito atraiu gentes e vigor. Foi palco de migrações de rebanhos oriundos da Serra da Estrela que no Inverno se refugiavam nestas pastagens; e dos muitos engenhos, sendo que já em 1758 laboravam nas ribeiras 12 moinhos e 8 pisões.

Antigo é também o cenário comercial. Ali se cumpre a 24 de Agosto uma das mais antigas feiras do concelho, a Feira de S. Bartolomeu, ou «Feira das Panelas» inaugurada entre 1293 e 1325.

A introdução da linha férrea do Norte promoveu o incremento de um novo ritmo económico, centrado sobretudo na indústria e no comércio. Com ascensão a vila em 1995, Caxarias exibe hoje uma sede constituída por prédios, espaços comerciais, restauração, estabelecimentos de ensino e muito dinamismo.

A Igreja de Caxarias

É em 1954 é começa – se a construir a igreja de Caxarias, tendo sido colocada a primeira pedra no local a 14 de Novembro do mesmo ano. Demorou cerca de 4 anos a ser construída, após esta ter sido roubada na mesma altura. Foi realizada a inauguração da mesma no dia 5 de Outobro de 1958. Desde então, é nesta igreja que são celebradas grande parte das missas em Caxarias e é celebrada a festa da Nossa Senhora de Fátima que é todos os anos no terceiro fim de semana do mês de Agosto.

A Cache

A Cache é de Tamanho micro, contendo apenas o logbook, stashnote e lápis.

Não tem espaço para itens para troca

Boas cachadas =)

 
 

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

332 Logged Visits

Found it 284     Didn't find it 9     Write note 5     Temporarily Disable Listing 6     Enable Listing 6     Publish Listing 1     Needs Maintenance 10     Owner Maintenance 5     Update Coordinates 4     Post Reviewer Note 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 20 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.