Skip to Content

View Geocache Log

Attended paulohercules attended Geo-Earth-Encontro no flanco sul do "Monte da Lua"

Saturday, March 31, 2012Lisboa, Portugal

Diário de Bordo # 3491

Apesar de já ter visitado todas as Earthcaches ao longo do percurso da “aula de campo”, algumas delas com o próprio Owner antes de serem publicadas, não podia desperdiçar uma oportunidade de ouvir uma vez mais as complexas explicações geológicas traduzidas em linguagem simples e entendível por leigos na matéria.
Reunidos dentro do que resta do Forte da Cresmina, colocámos então os “óculos geológicos secretos”, aqueles que nos permitem olhar para um monte de pedras e calhaus e, termos a capacidade de ver património geológico do tipo: orbitolinas, gastrólitos, ventifactos, diques, soleiras, intrusões, filões, etc.
Durante o período que durou o Evento deambulamos por uma dimensão encantadora e diferente dos muggles e outros geocachers porque, ao contrário destes, conseguíamos descodificar fenómenos que estavam encriptados para os seus olhares e, perceber a razão de existirem por ali aquelas coisas “esquisitóides” apelidadas de “cachesdaterra”.
O passeio pedestre foi delicioso e, a cada passo que avançávamos, a maneira como via o mundo à minha volta foi-se alterando, de tal modo que imaginei estar envolvido por um ambiente com vulcões e dinossauros à minha volta e, até Serra de Sintra que, serviu como pano de fundo a este magnífico passeio, se transformou num batólito…

A maneira mais interessante para aprender sobre a Terra e os seus processos é através de experiências ao ar livre e, contactando directamente com os seus fenómenos.
Visitar uma Earthcache é uma actividade ao ar livre agradável para toda a família.
Uma Earthcache é um local especial que as pessoas podem visitar, para aprender sobre um fenómeno geológico e ou características raras do nosso Planeta.
As páginas das Earthcaches contêm dados educacionais do local a visitar.
Os visitantes das Earthcaches podem observar os processos geológicos que transformaram a Terra, como administramos os recursos e, como os cientistas reúnem dados para aprenderem mais sobre o Planeta que habitamos.

De novo o geocaching a trazer-me aos locais que, de outra forma provavelmente não seriam revisitados tão depressa.
It's not always the find that brings the smiley...
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!
Muito obrigado a todos pelo descontraído e agradável convívio.
O Prof. Daniel Oliveira merece um agradecimento muito especial pela dedicação, tempo livre e conhecimentos científicos partilhados de forma tão altruísta.
Daniel, bem hajas por nos teres facultado os “óculos especiais”!
Muito obrigado ao Owner por ter organizado e coordenado este Evento.
TFTE

Geo-Earth Corte do Guincho (7)Uploaded by Geopt Geocaching Tools -> http://gctools.geopt.org

Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page