Skip to Content

Write note Pirat@ posted a note for iNtO tHe WiLd

Sunday, June 28, 2015Guarda, Portugal

(...continuação)

Iniciamos a terrível subida ás 11:50 e demoramos 1h e 20 minutos até chegar á Lagoa Comprida. Foram 1.82kms com um desnível de 434 metros com a incrível média de 1.4km/h.
O início foi bastante atribulado onde não havia trilho e havia mariolas por todo o lado. A tática eram saltar de rocha em rocha sempre em subida. Quando não havia pedra tínhamos de seguir pelo meio das giestas que ultrapassavam a nossa altura, mas na verdade em certa altura até deram jeito para nos agarramos para ajudar á progressão. Muitas paragens foram feitas para recuperar o fôlego e a olhar para trás para ver o caminho percorrido. Também uma paragem foi feita para a cache da Crista do Carvalhalzinho que apresenta um spot fantástico com vista para uma boa parte do percurso feito até ali.
O final da primeira parte aproximava-se e já se avistava o paredão da lagoa. Aos poucos a inclinação do terreno suavizava e ansiamos pela chegada ao estabelecimento comercial onde já tinha na cabeça o que pedir.
Ás 13:10 o merecido descanso, primeiro uma troca de t-shirt e pouco depois já tinha o que foi na altura a melhor cerveja do mundo na mão mas que secou rapidamente. “A arca está cheia” disse o comerciante.....fiquei mais descansado!!.
Este foi um dos momentos marcantes deste dia. A sandocha de presunto e queijo regada com umas belas Sagres motivou-nos ainda mais para a segunda parte, mas na verdade desistir nunca foi equacionado.
Com o estômago reconfortado iniciamos a segunda parte pelas 14:00. Os primeiros kms tivemos sempre a Lagoa Comprida como pano de fundo a embelezar mais a paisagem. Mais umas paragens para as caches do trilho e de destacar a cache Fraga da Pena Ruiva que nos dá a observar fantásticos cenários.
O próximo objetivo era alcançar o Cume que seria um ponto importante para o sucesso da missão. A chegada a este local deu-me muitas boas esperanças quando consegui alcançar em linha de vista as torres mas ainda muito caminho faltava percorrer. Daqui seguimos para o Fragão do Poio dos Cães. A passagem por este maciço rochoso é também inesquecível onde podemos perceber bem a grandeza do local que nos faz parecer formigas.
Seguiu-se o acesso até á estrada mas antes não deixamos de viver mais um momento marcante da tarde (senão o melhor momento). Não estou a falar da banhoca tomada na magnifica lagoa, estou a referir-me aos “nagalhos” que lá estavam a apanhar sol. Isto só visto, o Cruz em bicos de pés a fazer-se de grande e eu a encolher a barriga para impressionar as beldades mas não nos valeu de nada.
A travessia da estrada marca a fase final do percurso mas ainda tínhamos quase 1 hora de caminho pela frente. Uma descida que logicamente iria se seguir a respetiva subida. A partir daqui já não tínhamos dúvidas do sucesso da missão. Após a subida depois da lagoa das Quelhas as torres nunca mais perderam-se de vista e ainda conseguimos avistar o Jasafara que tinha saído duas horas antes de nós da Lagoa Comprida.
Pelas 18:05 chegamos ao topo, nada mais havia para subir, a primeira coisa que fizemos foi tirar um foto junto ao VG para registar o sucesso desta grandiosa aventura.
Seguiu-se a visita á cache para registar o merecido log, e para mostrar a nossa frescura ainda demos uns passos de corrida.
Á hora em que estou a fazer este log (01/07/2015) já tenho uma nova visita pré-programada a esta cache, porque clientes satisfeitos voltam sempre.
Obrigado ao António Cruz e ao ZéSampa pela excelente companhia e uma palavra especial ao Jasafara que concluiu também esta cache praticamente ao mesmo tempo, e pelo que percebi sofreu bastante mas assim até sabe melhor.
TFTC

250 250

252 252

267 267

infoA multi-cache ("multiple") involves two or more locations, the final location being a physical container. There are many variations, but most multi-caches have a hint to find the second cache, and the second cache has hints to the third, and so on. An offset cache (where you go to a location and get hints to the actual cache) is considered a multi-cache.