Skip to Content

View Geocache Log

Write note joom posted a note for The Stolen Gold of Romarigães [Paredes de Coura]

Sunday, February 21, 2016Viana do Castelo, Portugal

#6276 @14:53

Parte 1 de 2

Volta a norte do rio Lima para ir procurar umas caches.

E de repente e sem estar previsto esta cache passou a estar no cardápio das visitas da tarde e ser o grande objectivo do dia, ou melhor dizendo, o prato principal, já de si num menu de degustação com vários. Esta cache há muito que estava referenciada, tanto pelo tema, que capaz de despertar uma escrita cuidada e com recurso a uma descrição pormenorizada inspirada no grande Aquilino Ribeiro, como pela sua longevidade. Por vezes este factor não é sinónimo de satisfação mas a estória aqui relatava, uma adaptação ficcional de factos históricos, é, só por si, um chamariz, para uma leitura e uma visita. Não era a primeira vez, portanto, que dava uma vista de olhos à leitura, a ver as caches que há em determinada zona.

Ela, a cache, ficou ali, à espera de uma visita, e como o tema me despertou interesse, fui tentar encontrar mais informação sobre as várias vertentes, incluindo a leitura do livro, e transformando esta multi-cache numa cache mistério. Quando chegámos ao ponto zero, a Casa Grande de Romarigães, todas as respostas necessárias para chegar ao ponto final tinham enriquecido o meu conhecimento. Não, obviamente, saber com exactidão o local onde o tesouro do acossado e azarado camembert foi escondido, mas sim todos os pormenores que enriquecem esta cache: uma parte da história do Minho, a invasão francesa de Soult e também, a referência aos peregrinos de Santiago.
Iniciemos então, sem mais delongas, o relato da demanda do ouro roubado do malogrado francês que tingiu, de cor sanguínea, a água mais delgada e fria do mundo.

Já com o dia ganho pelo avistamento de uma fugidia raposa, parámos primeiro junto à imponente casa, com lateral virada para a rua, e com a parte mais interessante, que é a trabalhada frontaria da capela, sem a possibilidade de ser perfeitamente apreciada. Confirmado o número de lisonjas e depois de admirados os vários deliciosos detalhes de construção apontámos direcções para a próxima paragem.

Com a chegada à capela, com direito a pausa alimentícia, a viagem de quatro rodas tinha acabado.

infoA multi-cache ("multiple") involves two or more locations, the final location being a physical container. There are many variations, but most multi-caches have a hint to find the second cache, and the second cache has hints to the third, and so on. An offset cache (where you go to a location and get hints to the actual cache) is considered a multi-cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page