View Geocache Log

Write note Bringer posted a note for Rocalva

Friday, August 15, 2008Braga, Portugal

Parte 2/3

Após difícil subida, deixámos as árvores para trás, a paisagem tornava-se agora mais agreste. A vegetação resumia-se a ervas rasteiras, que cresciam pelos intervalos dos enormes blocos graníticos: estávamos finalmente em alta montanha. Um pouco mais à frente o trilho subitamente desapareceu e a Silvana vacilou. Para onde seria agora?

Olhámos em todas as direcções e, após alguma prospecção, avistámos ao longe algumas mariolas. Bem, era a única indicação de caminho e assim, após curta conferência, mas não totalmente convencidos, seguimos na direcção dos calhaus empinados. Foi nosso maior erro, já que os malvados calhaus não eram mariolas mas sim terríveis "marialvas" e, como disse bem o Linx, nunca se sabe onde é que essas obras do Demo nos levam. No nosso caso levaram-nos a dar uma volta de mais de 3 km fora do trilho por onde devíamos ter seguido...

Um pouco mais abaixo um pequeno mas belo ribeiro cruzava o nosso caminho e eu, o Drager, o Nandini e o Paulo aproveitámos para nos refrescarmos um pouco, já que o impiedoso sol escaldante nos fazia suar bastante. Enquanto isso a Silvana e o Ricardo seguíram em frente para reconhecer o caminho a tomar. Mais um erro, já que demorámos mais uns 15 minutos para nos voltarmos a reencontrar. Ficava claro que era um grande erro voltarmos a perder o contacto visual uns com os outros ali, ainda para mais sem PMRs.

Mais à frente aproveitámos a sombra de uma das raras árvores que ali conseguíram crescer para trincarmos qualquer coisa. Não se pode chamar propriamente um almoço, mas certamente ajudou a retemperar algumas forças, que se vieram a revelar preciosas para conseguirmos levar a bom porto esta nossa caminhada.

Apesar do caminho ser sempre a subir não havia sinal da Rocalva. De facto a distância em linha recta à cache pouco se tinha alterado até então. À nossa frente abria-se um grande e largo vale. Segundo as informações do GPSr do Paulo, que era o único que ainda nos ia dando alguma orientação naquela paisagem inóspita mas bela, estávamos apenas a pouco mais de 600 metros da cache das Varandas das Sombrosas, as quais observámos ao longe.

Foi aí também que virámos na direcção correcta, seguindo sempre as marialvas, e, apesar de mal podermos considerar aquilo um trilho, ficámos animados quando começámos a observar a distância à cache a diminuir significativamente. Felizmente nunca deixámos de ter rede de telemóvel e foi quando faltavam cerca de 2 km para Rocalva que decidimos telefonar ao outro grupo para saber por onde andavam. Acabámos por descobrir que estavam afastados cerca de 900 metros de nós, mas para Oeste. Sabíamos que não estávamos no melhor caminho, mas nada nos tinha preparado para o que vinha a seguir...

Foi assim que, depois de mais uma subida démos de caras com aquele imponente monólito de rocha granítica: Rocalva! Estava ali mesmo à nossa frente. Sim, é verdade que sorrimos e mantivemos aquela ilusão por mais uns poucos metros, até nos estacarmos de repente. Entre nós e Rocalva abria-se agora uma profunda garganta com certamente mais de 400 ou 500 metros de desnível. Foi ali que vacilámos. Olhámos para um lado e para o outro e o vale não parecia ter fim. As "marialvas" tinham-se revelado por fim!

Enfim, ali é que não podíamos ficar e assim acabámos por recuperar o passo, lenta mas firmemente em direcção a Oeste, para nos tentarmos juntar ao outro grupo. Não sei que decisão teríamos tomado se fosse outro grupo, mas ali todos mantiveram um espírito positivo e mesmo com aquele contratempo a boa disposição manteve-se e foi nisso que nos apoiámos para arranjarmos força de vontade. Rocalva iria ser nossa e ainda hoje, custasse o que custasse!

(...)

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us