Skip to Content

View Geocache Log

Found it MakoShark2 found Aldeia Subaquática [Vilarinho das Furnas - Gerês]

Wednesday, August 18, 2010Braga, Portugal

Antes de tudo, os nosso agradecimentos ao jcr pela colocação da cache, e ao cmatos pela iniciativa de recolocação da mesma.

Demos com ela sem problemas. Não fazendo ideia onde se encontraria a original, mas podemos dizer que a actual está cuidadosamente colocada em local completamente conveniente.
Não é nada difícil dar com ela seguindo as coordenadas da original colocadas na página.

O acesso a Vilarinho pode ser feito de carro ou a pé (imaginamos também de bicicleta) e está agora condicionado ao pagamento de 3€ ou 0.5€ respectivamente. A exploração é feita por uma associação que faz a gestão das cobranças e cancela.
Estávamos a pensar ir a pé, mas perante a possibilidade de levar o cachemobile ás imediações e poupar 6kms debaixo de intenso calor, optámos por fazer o trajecto de caro.
Um trajecto algo acidentado, nada no entanto para carros de "rodas altas". Para os outros, se não for feito com cuidado, pode trazer moça.

A ideia da exploração do acesso parece-nos razoável, no entanto, talvez fizesse mais sentido um percurso a pé não pago, e de automóvel mais penalizado.
De qualquer forma, a ideia agrada-nos, desde que a verba reverta para a preservação e conservação do espaço, coisa na qual queremos acreditar que assim seja.

Agora ao que interessa... Vilarinho, ou o que resta da aldeia.
Durante a nossa visita, o nível encontrava-se a uma cota que nos permitiu vislumbrar parte da aldeia emersa e alguma submersa.
A vista é particularmente bonita, mas reveste-se de uma tristeza profunda, quase solene. Um local onde não apetece falar muito alto, por respeito, ou outra coisa qualquer.
Do amontoado de granito à vista, ainda se consegue vislumbrar algumas ruas, paredes e latadas, que nos deixam a imaginar como seria as vidas por aqui passadas.
O cenário em redor das ruínas ajuda à melancolia, mas sobretudo à amargura. Quase tudo em redor está revestido de cinza, e o cheiro de mato queimado prevalece.

Para quem só conhecia o local por fotografia, valeu a experiência, talvez uma das mais tocantes que tivemos nestes dias pelo Gerês.

Muito obrigado por esta cache!

IN: Pedra de Vidro.
OUT: -

Célia & Daniel (MakoShark2 Team).

Additional Images Additional Images

Primeira vista de Vilarinho... Primeira vista de Vilarinho...

Ruínas submersas... Ruínas submersas...

Casas... Casas...

Ruínas emersas.. Ruínas emersas..

Ao longe... Ao longe...

Serra de fundo... Serra de fundo...

À tona... À tona...

Albufeira... Albufeira...

Ruínas... Ruínas...

Vilarinho das Furnas... Vilarinho das Furnas...

Panorâmica... Panorâmica...

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page