Skip to Content

View Geocache Log

Found it corvos found Linhas de Torres - Forte de Ribas [Loures]

Saturday, May 21, 2011Lisboa, Portugal

Uma cache com história.

Deixámos o nosso Latas ao pé do Sanatório e pusemos pés ao caminho ou trilho serpenteados com vestígios da antiga estrada militar, na busca do reduto de Ribas que está inserido na segunda linha de defesa das chamadas Linhas de Torres Vedras.

A tarde estava amena e o vento lá no alto fazia-se sentir. A vista é soberba montes, vales, verde, orquídeas selvagens e muito mais. Ao longe os moinhos gigantes, que nem D.Quixote nunca sonhou encontrar.

Não resistimos a transcrever um texto publicado na Revista Itinerante que nos dá conta dum texto planfletário, da altura das invasões com instruções precisas e exemplares, para o povo levar à letra.

“… Receita fácil para matar Francezes, e para ser ferido de espada, balla ou baioneta,
Se os cães Francezes derramados sahirem à rua para morder: todos os Portugueses, rapaz menor de 15 annos, e homem maior de 40, e mulheres fechem-se em casa, tranquem bem as portas com bancas, commodas, etc. e do patamal em patamal fação hum ponto de defeza; arranquem taboas nas escadas, armem laços para os taes bichos cahirem quando entrem, sacudão, e espalhem, cinza, cal, e aréa para os cegar; despejando ao mesmo tempo pedras, alguma agoa fervendo, etc. e daqui passem a postar-se da parte de dentro das portas, e com ferro, fogo e pão, vão furando, e machucando algum, que for a entrar.
Das janelas fação-lhe guerra com vasos cheios de terra com grandes pezos; e dos telhados, para onde por fim, se elles teimarem , devem subir, fação violento fogo com a metralha de telha, caliça, etc.
São remédios experimentados, e fazem muito bom effeito; mas he preciso ter fé, firmeza, e não fazer caso do som de hum tiro, nem do assobio de huma balla, nem de huma luzente baioneta; porque, matando quem as conduz, estas armas não fazem mal.
Usem todos esta receita, que eu lhes seguro, que contra mordedura de Francezes não precisem tomar as ondas. …”

Não foi preciso fazer fogo para apanhar a cache, pena foi ver este reduto triste e abandonado, onde não se podem ver nem banquetas, nem fossos e muito menos canhoeiras.

Ter feito esta cache é agradecer com um abraço a amizade que o owner tem por nós. corvos
996AC201105211640

Forte de Ribas - vale

Additional Images Additional Images

Forte de Ribas - caminho Forte de Ribas - caminho

Forte de Ribas - Moinhos Gigantes Forte de Ribas - Moinhos Gigantes

Forte de Ribas - verde Forte de Ribas - verde

Forte de Ribas - entrada Forte de Ribas - entrada

Forte de Ribas - vale Forte de Ribas - vale

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page