View Geocache Log

Found it global trekkers found Nunca percas o Norte!!

Saturday, January 28, 2012Setúbal, Portugal

It looks like your log contains HTML or UBB formatting. We now use Markdown formatting because it works on both web and mobile. Would you like to convert your log?

Success! To keep these changes, hit “Submit Log Entry” at the bottom of the page.

Hmm. Some of your log formatting is not supported. You might want to remove it and use Markdown formatting.

#2487

(1/3)

Espectacular dia de caminhada em autonomia na Serra de Grândola, na companhia do Jorge, em busca desta mítica cache. Uma das melhores e mais enriquecedoras experiências no Geocaching e uma cache para relembrar, com lugar entre as nossas eleitas de excelência.

A preparação para esta cache começou contudo há uns meses atrás. Na verdade, esta tinha sido umas das 5 candidatas para ser a nossa #2000, milestone que acabou por ter lugar mais para sudeste no Baixo Guadiana. Ficou então sempre a vontade de a vir visitar logo que surgisse uma oportunidade para o efeito. Como entretanto se meteu o Verão, uma altura que queria de todo evitar devido ao calor intenso (como pude ler de alguns logs), só agora em pleno Inverno e num excepcional dia de Sol se conseguiu concretizar essa oportunidade...mas para isso foi necessário alguma preparação prévia.

A projecção de waypoints através do GPS era algo que já conhecia através de outra magnífica cache (http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=bf015e62-1382-4a80-82d0-e6b1b07ba77d) em cujo tempo de vida não teve mais do que 13 founds. Foi aí que tomei contacto com essa funcionalidade. Foi contudo só nesta cache que tive a oportunidade de aprofundar e praticar em maior detalhe esses conhecimentos, bem como lidar com outros referenciais, como sejam os três diferentes tipos de norte, o que representam e os respectivos desvios associados. Sempre que tinha oportunidade, e depois do jantar, lá saía de casa e ia para a rua com o Oregon em punho, simulando e projectando diferentes pontos com diferentes settings (i.e. nortes), analisando posteriormente as diferenças obtidas para um mesmo ponto, utilizando ora o norte cartográfico, ora o norte magnético, ora o norte cartográfico. Após dominar esta funcionalidade, o passo seguinte foi comprar a carta militar #495 correspondente à area-alvo desta cache. Devo confessar que na altura pouco a consultei, uma vez que era Verão, e como tal não tínhamos planeado, a curto prazo, o ataque a esta cache.

Recentemente, e dada a situação meteorológica bastante estável em que o país mergulhou, com dias de céu azul e sol a brilhar, aliada ás amenas temperaturas, logo decidi que estava na altura de vir procurar esta cache. Comecei então por analisar a carta, nomeadamente o tipo de terreno e desníveis no geral. Depois, com a ajuda do ArcView3.2 e dispondo de todas as cartas georeferenciadas, abri esta em particular, e seguidamente transformei a coordenada geográfica do ponto inicial em coordenadas militares. Depois foi só marcar o respectivo ponto na carta em papel (e transformar em geográficas alguns pontos na carta que me pareceram essenciais pela leitura dos logs e fotos!), imprimir algumas páginas de logs com potenciais dicas para contornar eventuais dificuldades, comprar régua e transferidor e preparar tudo na mochila para o grande que se avizinhava. Hoje!

nunca percas o norte 01

Additional Images Additional Images

nunca percas o norte 01 log image nunca percas o norte 01

nunca percas o norte 02 log image nunca percas o norte 02

nunca percas o norte 03 log image nunca percas o norte 03

nunca percas o norte 04 log image nunca percas o norte 04

nunca percas o norte 05 log image nunca percas o norte 05

nunca percas o norte 06 log image nunca percas o norte 06

nunca percas o norte 07 log image nunca percas o norte 07

nunca percas o norte 08 log image nunca percas o norte 08

nunca percas o norte 09 log image nunca percas o norte 09

nunca percas o norte 10 log image nunca percas o norte 10

infoA multi-cache ("multiple") involves two or more locations, the final location being a physical container. There are many variations, but most multi-caches have a hint to find the second cache, and the second cache has hints to the third, and so on. An offset cache (where you go to a location and get hints to the actual cache) is considered a multi-cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us