Skip to Content

View Geocache Log

Found it lynx pardinus found 70 Anos de Liberdade [Sintra]

Sunday, October 28, 2007Lisboa, Portugal

"Na Libertónia, mandamos nós!"

Foi com este grito de guerra, misto de revolta oprimida em submissão durante vários anos e euforia por finalmente terem fundado o seu Estado, que os "Animais Estranhos de Várias Cores" iniciaram aquele que é um dos mais originais micro-estados do Mundo!

Foi há cerca de 70 que os AEVaCo iniciaram a sua revolução, num pequeno jardim florestado da Serra de Sintra, expulsando de lá todos os habitantes humanos que regularmente por ali tomavam banho num pequeno lago, mandando-os a todos darem uma grande volta (daí o nome actual de "Volta do Duche"), e fundando a Libertónia, como nação fundada nos princípios da igualdade de direitos para animais estranhos de cores diferentes - uma importante minoria durante vários anos reprimida um pouco por todo o Mundo!

Na Constituição do Estado encontram-se consagrados preceitos tão fundamentais quanto o facto de o amarelo ser uma cor, qualquer insecto poder comer as folhas que lhe apeteçam sem que ninguém tenha nada a ver com isso, a igualdade entre animais de cores diferentes, o papel plastificado e enrijecido como matéria primordial da Vida e o direito à greve às horas extraordinárias enquanto figurantes num filme de Hollywood sobre extra-terrestres, se esse filme for protagonizado pelo Joaquim de Almeida.

Apesar de uma história turbulenta (conta-se que o próprio Presidente do Conselho Português, Antonio Salazar, não aprovava a Libertónia, devido à distância cromática entre os animais que por lá viviam e o cinzento que o Sr Presidente usava diariamente), a Libertónia tem sabido estabelecer-se firme enquanto Estado, tirando recentemente o máximo partido da evolução do mercado livre e das novas tecnologias - nomeadamente, vendendo postais com fotografias dos seus habitantes e da sua peculiar forma de ser, comercializando direitos de imagem dos seus habitantes bovinos para exposições de arte moderna por todo o Mundo e como plataforma offshore para negócios envolvendo latas de tinta. Tal tem-lhes permitido sobreviver a diversas vicissitudes, como 1 guerra mundial (a segunda, para quem se perde nas datas), diversos incêndios na Serra, alguns presidentes de câmara da vizinha Sintra e a abertura, bem ali ao lado, de um museu dedicado a Toy, figura incontornável do cançonetismo nacional (em inglês "Toy Museum").

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page