View Geocache Log

Write note jasafara posted a note for International EarthCache Day 2010

Sunday, October 10, 2010Lisboa, Portugal

It looks like your log contains HTML or UBB formatting. We now use Markdown formatting because it works on both web and mobile. Would you like to convert your log?

Success! To keep these changes, hit “Submit Log Entry” at the bottom of the page.

Hmm. Some of your log formatting is not supported. You might want to remove it and use Markdown formatting.

Continuação 3/4

[b]Log motivante para o owner (inclui a parte anterior que significa que se percebeu a explicação)[/b]

O dia acordou solarengo, depois de os dias anteriores terem ameaçado chuva para este evento que na sua 2ªedição já se tornou um clássico no que diz respeito a eventos recorrentes.A forma como o owner, autor de mais de um terço das Earthcaches nacionais e revisor cientifico de muitas outras, torna simples e atraentes assuntos que o comum dos mortais consideraria á partida maçudos (afinal a Geologia é a ciência que estuda os calhaus…) transforma num prazer o acto de aprender. Foi assim com essa alta expectativa, que foi integralmente cumprida que cheguei poucos minutos antes das 11h ao GZ. Já lá estavam bastantes participantes e posso dizer que para os hábitos nacionais a pontualidade da maioria dos participantes foi de realçar.

Uma primeira parte mais teórica, pôs-nos em contacto com uma das ferramentas básicas de um geólogo, ou seja a carta geológica e respectiva nota explicativa. Eu por mim já tinha tinha recentemente (desde o ano passado em três ou quatro ocasiões ligadas a actividades da CVV 2009 e 2010) contacto com as mesmas, mas foi muito interessante saber o processo e o tempo que leva á criação de uma. Foi interessante também ouvir sobre o desinteresse com que as entidades oficiais votam ao termos um mapa geológico actualizado e completo de todo o território nacional. Também como em muitos outros sectores soubemos das ‘picardias’ e ‘coutadas’ que se criam entre Organismos púbicos e Universidades e entre estas… Por último num pormenor do que distingue um Bom professor Bom, de um Bom professor Mau (para já não falar dos Maus professores) foi-nos dada a sugestão de irmos ao Zoo de Lisboa e observando a pele dos paquidermes, ficarmos com uma bom ideia do aspecto das dolomites.

Depois dirigimo-nos para o GZ das duas EC existentes próximas do mesmo owner e para as quais nos foi dada autorização antecipada para podermos registar o found. Não tenho dúvida que ficámos a saber responder ás perguntas (a “qual a fenómeno geológico inteteressante a cerca de 500 m a oestedeste ponto?” também era de algibeira…) e que fazer EC da companhia de um owner que sabe do que está a falar é concerteza muito mais apelativo do que as fazer a partir de uma interpretação nossa de uma listing (por mais fantástica e explicativa que seja).

Se a observação das lapiás é evidente, quando ás estalactites é realmente necessário ter atenção aos detalhes, que julgo ter de ser uma característica inerente e ‘deformação’ profissional de um geólogo. Esta atenção aos detalhes do owner nota-se não só em EC, mas por exemplo na cache próxima que ainda não fiz, mas que apropriadamente se intitula [url=http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=65b9c214-092f-4424-b05f-cd44787f1d77]DP9 – DETAILS[/url].

Passadas duas horas fomos para casa concerteza contentes pelo que aprendemos e motivados para voltar. Senão for antes fica desde já marcado o will attend para o “International EarthCache Day 2012”

Este evento deu para conhecer/rever geocachers que por vezes só conhecia pelos logs, mails ou posts. Assim deu para rever o monho em kimodo e para conhecer a Lusitana Paixão que veio de Leiria aos eventos nos arredores de Lisboa. Com o Wolfraider deu para relembrar a grande cache [url=http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=ee06587d-c7e1-41ab-b34a-42a40b635b0d]Agua de Tabuas[Tavira][/url] de que fomos dois dos apenas nove founders em dois anos de publicação.

Para finalizar um grande obrigado ao owner pelos ensinamentos transmitidos, esperando que torne mais frequentes estes eventos e a todos os participantes que proporcionaram uma manhã de domingo muito agradável, permitindo assinalar com uma cache 5* o 1º found do 10-10-10.

Continua 3/4

This entry was edited by jasafara on Monday, 11 October 2010 at 04:19:15.

infoAn Event Cache is when local geocachers and geocaching organizations designate a time and location to meet and discuss geocaching. After the event happens the cache listing is archived.
Visit Another Listing:

Advertising with Us