Skip to Content

View Geocache Log

Write note global trekkers posted a note for Montanhas Nebulosas [PNPG]

Saturday, July 5, 2014Viana do Castelo, Portugal

(Parte 10/14)

Uns dedicavam-se à limpeza, outros a procurar lenha/galhos para fazer uma fogueirinha para o jantar e quiçá nos aquecermos nos instantes finais antes de nos deitarmos. Varrido o chão e retirada/acondicionada a lixarada, foi altura de magicarmos como iriam lá caber dentro 6 pessoas. Testámos uns quantos arranjos com as esteiras, com resolução matemática de “impossível” a não ser que enviássemos alguém para dormir ao relento ou num abrigo de pastor (havia 2 bem perto), coisa que prontamente descartámos. Acabou por se colocar todas as 6 esteiras lateralmente, umas ao lado das outras. É claro que ninguém iria conseguir esticar completamente as pernas, estava-se mesmo a ver. Enfim, lá íamos dormir todos enconchados uns nos outros. Se é que se pode chamar “dormir” ao tempo que passámos deitados até ser madrugada.

Antes ainda houve tempo para um jantar de picnic, posteriormente finalizado com uma bela chouriçada ao lume trazida pelo JorgeGP. Após uma breve caminhada local para acelerar a digestão onde pudemos contemplar o cair da noite sobre a Nevosa e vales circundantes, regressámos para a vizinhança do abrigo, para mais dois dedos de conversa antes de nos deitarmos. A moral estava decididamente em alta e todos só ansiavam pelo dia seguinte, para mais uma valente caminhada. Mas agora havia que descansar…ou pelo menos deitarmo-nos e fechar os olhos até ser manhã.

Já se sabia que a noite não ia ser bem dormida. Não só porque o abrigo era manifestamente pequeno (ideal para 2 pessoas, mas decididamente insuficiente para 6), como as esteiras eram fraquinhas (também só custaram 5 euros), fazendo-nos sentir a mais pequena rugosidade no chão do abrigo (que também forrámos com lages de pedra onde havia falhas). Mas pelo menos ia ser mais bem passada do que aquela que passei aqui em 15 de Março de 2001, onde após um belo dia primaveril, a noite foi de intenso nevão e nem dentro de um saco-cama com casaco de penas vestido estava confortável. Longe disso!

Após fechada a entrada com 3 placas enormes de metal já que não havia porta, e colocados tijolos nas janelas (deixando contudo algumas frestas para passagem de ar), lá nos deixámos finalmente embalar pela noite e pelo silêncio (agora já nem as vacas se ouviam). O terreno era desconfortável e de 5 em 5 minutos lá havia alguém que tinha de mudar de posição, alterando o esquema previamente delineado de optimização da disposição corporal. Apesar de ninguém ter tido um sono profundo, pelo menos os músculos puderam repousar da enorme canseira do dia antes de mais uma valente jornada. Quanto a mim, como fiquei mais perto da “porta”, ainda levava com algumas correntes de ar fria que passavam pelas frinchas do metal. Lá me enfiei no saco-cama e desta vez até nem passei mal. E assim foi passada a noite até o Sol despontar para mais um dia…só que desta vez não vinha para ficar…

Dia 4 (05/Julho/2014): Minas dos Carris – Pitões das Júnias (23,5 km)

A alvorada ocorreu poucos minutos após o Sol despontar no horizonte, por volta das 5h50. Um cenário de grande beleza, este que tivemos o privilegio de observar, com um autêntico mar de nuvens a cobrir os vales e montanhas lá muito mais abaixo, enquanto que aqui em cima ainda reinava um céu quase limpo, infelizmente não por muito mais tempo. Quanto à pernoita, apesar de ninguém ter dormido muito bem, foi um alívio assim que nos levantámos e pudemos finalmente ter o corpo todo esticado, i.e. de pé. Preparou-se assim um pequeno-almoço frugal, vestimos os “fatos de macaco” e às 7:10h, deixámos então para trás as Minas dos Carris. Tínhamos agora à nossa frente a travessia da serra do Gerês, mais de 20km de montanhas e vales sem qualquer vivalma e em plena comunhão com a natureza.

infoA multi-cache ("multiple") involves two or more locations, the final location being a physical container. There are many variations, but most multi-caches have a hint to find the second cache, and the second cache has hints to the third, and so on. An offset cache (where you go to a location and get hints to the actual cache) is considered a multi-cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page