Skip to Content

View Geocache Log

Found it geo-amd found [19/40] PR1 - Rota da Serra - Grândola

Thursday, July 31, 2014Setúbal, Portugal

[b]#3879[/b] 19:15
O caminho de terra batida estava um pouco molhado neste ponto, o que parecia indicar a presença duma nascente de água próxima. E realmente ouvia-se um sussurro vindo do lado esquerdo. Seria água a emergir da terra?
Nada disso! Tive quase uma reação de choque com o que vi. Cobrindo uma zona dos arbustos, estava uma vasta colónia de estranhos aracnídeos de longas patas. Agarrados à vegetação, os bichinhos agrupavam-se em "bolas", cada uma com uma densidade variável de bichos. As bolas mais densas eram negras e as menos densas tinham tons acinzentados. Estariam ali muito mais do que 1000 bichos.
Coletivamente, eles produziam o estranho sussurro, suave mas ameaçador. Quando eu me afastava, as bolas deixavam de produzir o sussurro, mas quando me aproximada, regressava o sussurro. Os bichos, ao sentirem-se ameaçados, faziam movimentos muitos rápidos para cima e para baixo, fazendo vibrar o ar e produzindo som. Enquanto vibravam, as bolas adquiriam um aspeto irreal e pareciam que estavam a teleportar-se para outro mundo.
Segundo a Wikipédia, os bichinhos chamam-se opiliões, e também se explica: ""Especially long-legged species vibrate their body ("bobbing"), probably also to confuse predators."
Tentei tirar várias fotos, mas só resultaram as que tirei com flash, tentando congelar o movimento. Na foto 1 aparece uma porção duma bola alongada na vertical, e no canto inferior esquerdo aparece um pouquinho duma bola vizinha.
[b]TFTC/TNLN[/b]
[b]TOUR:[/b] "[url=http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=e243bba4-b06c-46b2-bd15-7628f182227e]Grândola, Vila Morena[/url]" #23/44
[b]NEXT:[/b] [url=http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=48909145-37f2-4826-87d4-d6f6b219f84b][20/40] PR1 - Rota da Serra - Grândola[/url]

01 bola densa

Additional Images Additional Images

01 bola densa 01 bola densa

02 bola pouco densa 02 bola pouco densa

03 log 03 log

04 continuando 04 continuando

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page