Skip to Content

View Geocache Log

Write note Valente Cruz posted a note for La Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva

Tuesday, 16 April 2019Guarda, Portugal

O regresso, cerca de nove anos depois. A nossa primeira grande aventura! Na altura, ainda iniciantes no geocaching e com muita vontade de descobrir os melhores percursos e locais, La Ruta de los Túneles surgiu como uma obrigatoriedade inadiável. A experiência foi tão incrível como inspiradora e o percurso é absolutamente fantástico! Com o passar do tempo surgiu a vontade de regressar, mas a Valente ia adiando as vertigens. Quando soubemos que a antiga linha ferroviária estava a ser recuperada percebemos que era a oportunidade perfeita.

Depois de no dia anterior andarmos pela arribas do Douro, seguimos manhã cedo de táxi para a estação de La Fregeneda. Desta vez iríamos em sentido contrário. Depois das fotos da praxe, iniciámos a caminhada, que viria a revelar-se de surpresa em surpresa. A primeira foi descobrir que o famoso e longo primeiro túnel estava encerrado. Como alguma imaginação lá conseguimos encontrar uma alternativa.

As obras decorrem céleres, com a colocação de passadiços de madeira sobre as pontes, proteções laterais e placas informativas. A paisagem mantém-se fantástica e cada vislumbre é um motivo de paragem e registo. Mais à frente encontrámos o também famoso túnel dos morcegos encerrado, com um percurso alternativo já referenciado oficialmente. Estávamos então prestes a entrar na zona mais impressionante, com pontes curvas que entram em túneis por penedos adentro. Naturalmente, o facto de as pontes já terem passadiços seguros faz com a experiência seja menos impactante. Na primeira travessia tínhamos pouco espaço para testar as vertigens. Assim ganha-se em segurança e isso talvez valha por todas as sensações.

Já perto do final encontrámos alguns trabalhadores e descobrimos que não era boa ideia prosseguirmos pela linha, por estar interdita enquanto decorrem as obras de recuperação, algo que por vontade inadiável ou desatenção não nos tínhamos apercebido. Resolvemos então fazer um desvio e fomos apanhar o GR 14 - Arribas del Duero, que nos devolveu a Portugal. Felizmente já tínhamos passado a parte mais fantástica da rota e o percurso, ao aproximar-se do Douro, também se torna muito interessante. Terminamos encantados pelo regresso a este monumento natural, redesenhado pela engenharia humana. Foi ótimo voltar a este lugar onde já tínhamos sido felizes e que tão boas recordações nos traz!

Additional Images Additional Images

infoA multi-cache ("multiple") involves two or more locations, the final location being a physical container. There are many variations, but most multi-caches have a hint to find the second cache, and the second cache has hints to the third, and so on. An offset cache (where you go to a location and get hints to the actual cache) is considered a multi-cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page