View Geocache Log

Found it play mobil found A5-AUTO-ESTRADA DA COSTA DO ESTORIL "Ka8"

Saturday, February 7, 2009Lisboa, Portugal

It looks like your log contains HTML or UBB formatting. We now use Markdown formatting because it works on both web and mobile. Would you like to convert your log?

Success! To keep these changes, hit “Submit Log Entry” at the bottom of the page.

Hmm. Some of your log formatting is not supported. You might want to remove it and use Markdown formatting.

200902071745

Como já tínhamos dito numa outra cache alusiva à nossa A5, gostamos de pensar que terá sido uma das primeiras do mundo, mas isso não é de todo verdade. O conceito terá surgido na Alemanha dos anos 20, em plena República de Weimar, e foi originalmente concretizado na ligação Colónia/Bona no inicio dos anos 30, coincidindo com a subida do [i]Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei[/i] ao poder, aka Partido Nazi.
Eu próprio já tive o prazer de percorrer o troço diária e rotineiramente numa altura em que nem sequer havia limite de velocidade na [i]autobahn[/i], e a rede alemã de auto-estradas é tida como a mais antiga, eficiente e segura do mundo.

Claro que o Estado Novo em Portugal seguia o "modelo" politico e estrutural então em voga na Europa, e adoptou o conceito de auto-estrada começando por o aplicar na radial Poente de Lisboa, orientado a capital à privilegiada zona de Estoril/Cascais, nessa altura (estávamos em plena segunda guerra Mundial), um paraíso para exilados de toda a Europa, principalmente oriundos da nobreza e burguesia, que transportaram com eles toda uma carga cultural que ainda hoje se faz claramente notar naquela zona.

De qualquer maneira, a A5 foi realmente a primeiríssima auto-estrada Portuguesa e congratulamo-nos por isso!

Muito obrigados!

[b][font=Century Gothic][blue]play[/blue][red]+[/red][blue]mobil[/blue][font=Verdana][/b]

outra auto-estrada

Additional Images Additional Images

outra auto-estrada log image outra auto-estrada

et voilà! log image et voilà!

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us