View Geocache Log

Write note Pintelho posted a note for A trip by the Solar System

Friday, October 18, 2013Évora, Portugal

Parte #2

Até Saturno ainda tivemos um problema de rota, pois uma troca de algarismos (o das décimas com o das centésimas de minuto) levaram-nos a um lugar ermo. Corrigida rota do foguete, seguimos até ao planeta dos anéis, sem anéis na representação.
Ainda apanhámos um susto de um cãozarrão que nos ladrou ao estacionar o cachemobile perto da escola, À escala, o cão seria gigantesco, incomensurável, inimaginável, mesmo.

Seguimos até um planeta mais modesto e frio, muito frio, que dá pelo nome de Urano. Aqui, como em Neptuno, estamos em pequenas aldeias limítrofes de Estremoz. Simpáticas, muito bonacheironas e esta, com bastantes idosos nas soleiras, particularmente apelativa para um dia de calma.

Já em Neptuno, ainda conseguimos um DNF mesmo ao lado, algures numa potencial "lua". Talvez Náiade, a julgar pela distância. O local escolhido para albergar este planeta é lindíssimo. Uma aldeia com "tudo no sítio" e Neptuno mesmo no meio. S. Bento do Cortiço merecia este lugar no mapa, com a junta, o largo arranjadinho, a igreja, o moinho e as diversas fontes, tudo muito bem cuidado. Fiquei fã!

Seguimos para Plutão. Este, que já não é um planeta, foi colocado, no nosso modelo, na outra ponta da órbita. Somados, os 4 504 300 000 Km que separam Neptuno do Sol e os 5 913 520 000 Km que separam Plutão do Sol perfazem cerca de 25 Km em linha reta. Confusos? Com as voltas da estrada, entre os dois planetas, percorremos cerca de 12 420 000 000 Km.
E eis-nos, chegados a Plutão. O planeta anão está mesmo às portas do Castelo de Evoramonte. Disse-nos alguém no CCV que o IPPAR não permitiu a colocação de Plutão no local inicialmente previsto, uns milhares de Km ao lado, mas na mesma em órbita, o que o colocaria dentro da muralha do castelo.
Curiosidades aparte, esta localização até acaba por favorecer a cache final. A dimensão do anão terá, seguramente, sido um dos critérios de escolha da escala, pois nunca poderia ser uma escala muito menor.

Finalmente, estaríamos prestes a abandonar o Sistema Solar e a encontrar a cache que tanto nos fizera viajar. Fomos a pé - ou a voar.
Pelo caminho visitámos o belo castelo de Evoramonte, com claríssimas influências árabes, e foi de lá do topo, algures, que vislumbrámos a imensidão do que percorrêramos, enquanto nos obrigávamos a tentar - tentar, pois é impossível imaginar - compreender a imensidão do sistema solar.

Chegados, finalmente, ao GZ desta aventura, a GS ainda comentou que o owner desta cache, para não variar, nos levara a um local pouco propício. Desta feita, após termos lido sobre o estado de degradação da muralha, e apesar do risco ser bastante calculado, o fantasma de uma muito aparatosa queda pairou e quase impedia a GS de me deixar resgatar a cache.
Felizmente, com algum cuidado, lá me deixou, e o enorme tupper revelou-se de saúde e com uma geocoin para viajar. Retirei-a, maior que a terra, muito maior, e deixei-a num convento de Monfurado, cerca de dois sistemas solares a sudoeste.
Logámos e abraçámo-nos, demorados, a ver o sistema solar a nossos pés. Por detrás, o castelo. Pela frente, o universo. Esta aventura, que nos levou um pouco mais que o recomendado pelo owner, dada a pausa para almoço, valeu um dia cheio, cheio, como um ovo, ou um Neptuno, sei lá...

Regressámos ao cachemobile. Para trás, meio dia a conhecer as entranhas de Estremoz e a vastidão do sistema solar. Muita alegria e diversão, e uma cache que, sendo fácil, merece todas as horas investidas.

Obrigado, clcortez, pela brincadeira. Obrigado, GS, pela cumplicidade, pela ideia de nos atirarmos a esta cache e, sobretudo, pelo brilhantismo com que lideraste a missão na nossa "Apollo". E, claro, muito, muito, muito obrigado ao CCV de Estremoz pela ideia genial e pela colocação dos planetas no mais perfeito local das órbitas.

Entra um favorito e uma estória. Sai uma geocoin!

Photos soon to follow.

infoA multi-cache ("multiple") involves two or more locations, the final location being a physical container. There are many variations, but most multi-caches have a hint to find the second cache, and the second cache has hints to the third, and so on. An offset cache (where you go to a location and get hints to the actual cache) is considered a multi-cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us