Skip to Content

View Geocache Log

Found it clcortez found ♥ ✿ ✰✰ Albergaria Penha do Tejo ✰✰ ✿ ♥

Friday, February 12, 2016Portalegre, Portugal

17h

Que belo local que aqui se encontra!
Para os apaixonados de ruínas e locais abandonados este é sem dúvida um local a não perder.

Depois de regressar de Portalegre, passando por Alpalhão acabei por vir parar aqui pois já estava destinado fazê-lo quando tivesse tempo para tal. Calhou ser hoje.

Há uns tempos apercebi-me da existência desta cache. Depois quase de seguida foi destacada no fórum do Geocaching@PT (http://www.geocaching-pt.net) e depois foi só esperar por uma vinda com tempo para este lados.

Já sabia da existência desde local desde há muito, pois quando descia em direcção ao Fratel este miradouro natural saltava à vista, mas como a Albergaria do Tejo está meio oculta no meio da paisagem nem me apercia da dimensão da mesma. Pensava ser algo bem mais simples e pequeno. Foi através do listing desta cache que descobri as maravilhas que a compôem e que imfelizmente estão ao abandono.

Saíndo do IP2 na saída que já conhecia percorri a estrada antiga lateral e cheguei à entrada do complexo, onde nada faz prever o que se vai encontrar.
Comecei pelo edifício de cima, junto à piscina. Percorri aqueles quartos em banda, com uma varanda corrida virada a Norte e onde os painéis de vidro duplo jazem no chão estilhaçados. Os graffitis coloridos já preenchem as paredes brancas.
Do outro lado dos quartos (que têm duas portas, uma para cada lado do edifício) fica a enorme piscina, com mais umas pequenas piscinas para os miudos no topo. A enorme pisicna é comprida, larga e funda (cerca de 4m). Hoje é uma ruína mas ainda se observa bem os pormenores da sua imponência: desde a casa das máquinas à envolvente tudo foi pensado em grande.

É junto ao topo de piscina que temos uma visão de contemplação para a barragem do Fratel, com o campo polidesportivo do complexo em primeiro plano, já no socalco de baixo.
Umas escadas de xisto preto descem para o plano inferior, onde está a entrada principal do complexo e o restaurante/miradouro. Sigo o caminho de alcatrão até lá, à minha esquerda fica o polidesportivo que visitaria mais tarde.

É perfeitamente notória a diferença de período de construção entre a parte de baixo (mais antiga) e a parte nova (sobre elevada) quer pela qualidade da construção quer pelos materiais usados. Ainda assim ambas estão perfeitamente enquadradas e funcionais.

(continua)

As piscinasVárias e de vários tamanhos

Additional Images Additional Images

As piscinas As piscinas

Corredor sem fim Corredor sem fim

Corredor envidraçado Corredor envidraçado

Complexo das piscinas Complexo das piscinas

A enorme piscina A enorme piscina

Vista para a barragem Vista para a barragem

Placard publicitário Placard publicitário

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page