Write note global trekkers posted a note for Montanhas Nebulosas [PNPG]

Saturday, July 5, 2014Viana do Castelo, Portugal

It looks like your log contains HTML or UBB formatting. We now use Markdown formatting because it works on both web and mobile. Would you like to convert your log?

Success! To keep these changes, hit “Submit Log Entry” at the bottom of the page.

Hmm. Some of your log formatting is not supported. You might want to remove it and use Markdown formatting.

(Parte 02/14)

Dia 1 (02/Maio/2014): Castro Laboreiro – Parada (42,0 km)

Foi pois às 6h30 da manhã, sob uma madrugada algo fria mas a prometer um excelente dia de sol, que abandonámos o hotel e partimos pelas traseiras do mesmo, rumo às Montanhas Nebulosas. Esta primeira parte do percurso consistiu na descida do vale do rio Laboreiro até à fronteira na Ameijoeira, na qual fomos observando mais em detalhe pequenas aldeias dispersas – e aparentemente quase desertas – ao longo do caminho. Pequenos refúgios que apesar de tudo estão agora ligados por estrada de alcatrão, deixando a imaginar como em tempos seria a vida nestes pequenos lugares. A primeira surpresa do dia estava reservada para o encontro com a ponte medieval sobre o rio Laboreiro. Quem diria um monumento nacional aqui neste local…Aproveitámos pois claro para fazer uma pausa prolongada com direito a merenda e a umas belas fotos sobre este rio de montanha.

Após a merecida pausa continuámos pelo trilho até chegar a uma pequena ponte que nos permitiu a passagem para a margem esquerda do rio. Depois de tanto descer, tínhamos então pela frente uma pequena subida para ir aquecendo os sentidos. Finalmente. Foi também altura que cruzámos a estrada de alcatrão e onde simplesmente nos sentámos na estrada para mais uma pausa para a acentuada subida que tínhamos pela frente, agora sem trilho aparente como pudemos comprovar. Chegando ao topo, fomos depois percorrendo a montanha a meia encosta, tendo agora a visão para o outro lado do vale onde já tínhamos estado. Ficámos espantados como é que se conseguiu descobrir este trilho de pé-posto que não devia ter mais do 40-50cm de largura. A verdade é que nos permitiu ir progredindo até finalmente chegarmos a zonas mais abertas e planálticas já perto da fronteira. Era assim a chegada à Ameijoeira e a entrada em Espanha.

A parte seguinte desta etapa foi das mais interessantes do dia de hoje: a descida do rio Laboreiro ao longo de um vale encaixado cujas margens são partilhadas pelos dois países. Parecia que estávamos numa autêntica paisagem alpina, só faltava mesmo a neve nos cumes mais altos. Mas a água, essa não faltava, pelo que ao longo da descida fomos saciando a sede graças às inúmeras nascentes que nos iam aparecendo ao caminho. Abençoado inverno chuvoso! Seriam perto das 13h30 quando chegámos ao fundo do vale, mais precisamente à localidade de Ribeiro de Baixo, onde junto ao rio tivemos o nosso merecido almoço. Findo este, foi tirar as calças e o calçado e enfiar as pernas e joelhos dentro da água gelada. Ahh, que bênção para os joelhos e demais articulações que já deviam estar bem quentes com tanta caminhada.

Após este almoço foi tempo de nos fazermos ao caminho, agora para a próxima jornada desta primeira etapa, que nos havia de levar à mistura das águas. O percurso foi sempre por Espanha, ao longo da margem esquerda, estando o rio sempre omnipresente. A meio do percurso encontrámos uma sequência paradisíaca de 4 belos e profundos poços separados por cascatas cuja turbulência da água metia respeito. Muito bem aproveitado este local para a construção de um miradouro em madeira com vista privilegiada sobre o local, através fundos comunitários para o desenvolvimento local. Via-se claramente que estávamos em Espanha…

infoA multi-cache ("multiple") involves two or more locations, the final location being a physical container. There are many variations, but most multi-caches have a hint to find the second cache, and the second cache has hints to the third, and so on. An offset cache (where you go to a location and get hints to the actual cache) is considered a multi-cache.