View Geocache Log

Found it rifkindsss found Casa do Governador--Forte da Graça--Elvas

Saturday, November 15, 2014Portalegre, Portugal

It looks like your log contains HTML or UBB formatting. We now use Markdown formatting because it works on both web and mobile. Would you like to convert your log?

Success! To keep these changes, hit “Submit Log Entry” at the bottom of the page.

Hmm. Some of your log formatting is not supported. You might want to remove it and use Markdown formatting.

Conseguimos finalmente uns dias de descanso e decidimos rumar ao Alentejo, começando com uma paragem no [url=http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GC325F1]Chafariz Real de Vendas Novas[/url].

#4218, 2014/11/15 11:00

Visitar o Forte da Graça foi o grande motivo que nos fez vir passar estes dias para estes lados do país. Desde que ouvimos o relato dos timearth e vimos algumas fotografias, que ficou no nosso subconsciente a vontade de cá vir e explorar também esta grande fortaleza, que nos tinha escapado quando estivemos em Elvas em 2007.
Já sabíamos que nos íamos demorar por aqui, por isso esta foi a escolha óbvia para começar o dia. Ainda não eram 10h quando chegámos à entrada principal. Estava por lá outro carro e pouco depois vimos algumas pessoas a apreciar a paisagem e uma outra a vir das muralhas externas do forte.
Era agora a nossa vez de entrar naquele mundo tão diferente. Não tínhamos qualquer planta do forte, por isso teríamos mesmo de andar à deriva até encontrarmos alguma passagem que nos conduziria à Casa do Governador, sempre omnipresente na paisagem, bem central e lá no topo, mas ao mesmo tempo aparentemente tão inalcançável.
Felizmente acabámos por escolher o acesso mais longo e assim pudemos apreciar praticamente toda a muralha exterior e a paisagem em redor, enquanto nos interrogávamos de como iríamos passar para o outro lado do grande fosso.
Já não pela cache (que quase nos esquecíamos dela), mas sim porque queríamos explorar todas as passagens, salas e recantos desta bela fortaleza, infelizmente votada ao abandono e à pilhagem nos últimos anos. Parece que há planos para restaurar parte do complexo, o que justificará certamente uma nova vinda para estes lados daqui a algum tempo.
Foi com a descontração de quem tinha todo o tempo do Mundo para assimilar este espaço, que fomos andando, conseguindo a certa altura passar para a zona mais interior, onde explorámos túneis escuros, salas, refeitórios, cozinhas e até a prisão. Apesar de já muitos dos espaços estarem bastante degradados, ainda é relativamente fácil identificar o uso mais recente de cada uma das divisões, ora por placas ora por pequenos pormenores que acabam por revelar para o que é que eram usadas.
Não há palavras que descrevam o que vimos e o que sentimos. Gostámos particularmente de um dos espaços, o átrio principal, com grandes pinturas com frases de diversas naturezas, que relembravam os soldados da conduta a seguir ou da coragem e respeito a ter.
Quando finalmente chegámos à Casa do Governador, foi também com lentidão que explorámos todas as salas, antes de subir ao topo, que nos presenteia com uma paisagem simplesmente fabulosa (e com a cache, já agora!) .
Apesar do vento que se fazia sentir, estivemos um pouco por ali, a tentar digerir tudo o que tínhamos visto até chegarmos ao topo.
E claro que no regresso, acabámos por explorar mais algumas divisões, bem como o resto da muralha, que não tínhamos percorrido no caminho de ida. Foram muitas as fotografias, para mais tarde tentarmos de alguma forma obrigar a memória a recordar-se de outros pormenores e tentar reter todas as sensações que este passeio nos proporcionou.
Um espaço merecedor certamente de mais visitas, com o poder de nos fazer parar no tempo e que nunca nos deixará de surpreender, porque haverá sempre mais algum pormenor para nos prender o olhar.

TNLN

Com a alma cheia e com as nuvens negras a aproximarem-se, resolvemos tentar encontrar a outra cache que existe sobre o [url=http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GC34X3R]Forte da Graça---Elvas[/url], antes que começasse a chover.

Rifkindsss

PTFotoConcursoDerelict view

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us