Skip to Content

View Geocache Log

Write note joom posted a note for Porto's Templar Secret

Saturday, March 10, 2018Porto, Portugal

Parte 2 de 3

Por esta altura já tinha tentado os locais disponíveis, subindo e descendo, andando mais afastado e mais perto das paredes, mas só por umas raras excepções conseguia ter uma interacção mas não era suficiente para avançar. Várias hipóteses surgiam no horizonte: um épico DNF, avançar para o fim não apreciando nem respeitando todo o trabalho desta cache e resumindo o relato num resumo condensado, ou contactar as autoridades vizinhas esperando que fossem simpáticos com a causa dos pobres cavaleiros.
Enquanto equacionava as opções aproveitei para me abrigar da borrasca por debaixo do arco. Era suficiente para não me molhar pois o vento não estava de feição. Nem a aragem nem a recepção do sinal pois continuava por ali às voltas e a usar o vernáculo interiormente. Não todo o léxico disponível mas alguns termos condizentes com a situação.

Foi nessa altura que reparei num cavalheiro que chegava no seu coche. Ao me ver nas minhas deambulações perguntou-me se desejava alguma coisa ao mesmo tempo que mostrava, escondido por detrás da lapela, um emblema com a cruz de Cristo. Murmurou igualmente as seguintes palavras: “non nobis, domine, sed nomini tuo da gloriam”. Ao ouvir o lema tive a certeza. Estava do lado da causa e não era apoiante do inquisidor.
Sem mais demoras expliquei-lhe o que andava a fazer e que tinha que entrar ali, naquela zona segundo o mapa, e como ele também iria para lá, aproveitei a oportunidade. A sorte protege os audazes como se costuma ouvir. Segundo ele, e pelos painéis na zona, o acesso ao local está condicionado desde Fevereiro de 2015 e até 2019 as obras continuam. Por vezes o portão está aberto. Mas não é certo.
Após os cinco minutos que necessitava para as minhas tarefas estava pronto para “dobrar o joelho” e obviamente não era para prestar vassalagem à mãe dos dragões. Estava de novo em jogo. Próximo ponto aí vou eu e agora depois do primeiro aguaceiro passar.

Os dois pontos seguintes foram numa passagem rápida, ali já se penduraram alguns hereges e dadas as movimentações no local não me parecia muito seguro demorar demasiado tempo. Nos vários grupos presentes poderia estar algum elemento ao serviço do de Toledo.

Entrava agora no casario medieval com as suas ruas escuras, estreitas e algumas escadarias e um pouco mais rico. De repente estava no meio de uma procissão, seria por estarmos perto da Semana Santa? Seria por outra razão? Aproveitei o disfarce para me movimentar sem problemas e sem levantar nenhuma atenção até ao próximo destino.

Fintei algumas armadilhas para turistas, típicas de zonas semelhantes, e chegou a altura de separar do grupo. Por agora fazia uma pausa nas visitas aos edifícios religiosos. Deixei-os ir enquanto cantavam.
Por essa altura e emaranhado linguístico a lembrar Babel ouvi uns teutões a falar. Só tinha que identificar de quem eram os donos da voz e encontrar aquilo que procurava. Segui os seus conselhos e com todo o cuidado apontei ao próximo passado seguindo o mapa. Mas antes fui
à outra margem do rio numa manobra evasiva. Quem me seguisse seria assim facilmente descoberto. Lembrei-me então das invasões dos “camemberts”, do general maneta e de como a cidade deixou de ser invicta.

Fiz uma pausa no postigo para me abrigar de uma chuveirada rápida e passageira e com a certeza que continuava invisível continuei numa passada certa até chegar ali ao largo.
Efectuadas as trocas necessárias e com mais informação continuei. Agora de novo para o mundo religioso. Encontrei o que procurava rapidamente e acabei por não ir ver o Espaço Cultural. Ainda tinha alguma distância a percorrer e a experiência facilmente poderia acabar com a chegada da chuva em força.

infoA Wherigo geocache uses your Wherigo cartridge to lead you ultimately to the physical geocache location. The cartridges must reside at Wherigo.com. If a cartridge is used as a requirement to find a geocache, it is considered a Wherigo cache, regardless of whether it may also have a puzzle or multi-cache component.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page