View Geocache Log

Found it play mobil found NOT IGNEOUS - DP/EC29

Saturday, September 27, 2008Lisboa, Portugal

200809271745

Para além da informação directa fornecida pelo owner na página da cache e da observação no terreno, uma das mais interessantes vertentes do Earthcaching é a quantidade de info associada ao tema que se descobre quando se investiga sobre o assunto, isto naturalmente para além de se começarem a juntar num todo um bocadito maior as pequenas porções de matéria absorvidas noutras Earthcaches anteriores.

Não se trata aqui de contar gaitinhas ou resolver puzzles, não obstante o quão interessantes possam ser essas variantes, mas sim de ir assimilando pequenos conceitos de uma disciplina directamente relacionada com o "Geo", e o facto de o owner pedir que se meça este ou aquele calhau, se conte meia-dúzia de pedras ou se chupe o dedo para ver de que lado sopra o vento, são apenas formas de nos fazer atingir o verdadeiro móbil da cache: Levar-nos a reparar em detalhes imperdíveis pelos quais podíamos passar vezes sem conta sem reparar neles, por pura e inocente ignorância.

Neste caso particular, o dedo do owner transforma-se em setinha de GPS e aponta para uma pedra.
Como o local é dos nossos favoritos, já lá tínhamos passado uma infinidade de vezes e aquilo sempre foi simplesmente uma pedra, mas desta vez, por pura diversão, resolvemos juntar meia dúzia de dados às dicas do owner, somar tudo às "coisitas" que já tínhamos aprendido em outras Earthcaches, e ir à procura de algo que se viria a revelar imensamente maior, e conseguimos construir mentalmente e em câmara acelerada a imagem brutal das camadas sedimentares do Jurássico e Cretácico a estalarem sobre a descomunal força intrusiva do magma até este irromper e formar a jóia que é hoje a Serra de Sintra.

É claro que no filme deixámos de parte o horror das simpáticas Orbitolinas assustadas e os dinossauros a correr espavoridos como se fossem galinhas para guisado, mas c'est la vie, como dizem os ingleses!

O nosso bem hajam por terem o dom de transformarem simples pedras em tanta diversão e conhecimento... Ah! E também pela cache, claro!

(...)
[i]Mostra-me como as pedras são engraçadas
Quando a gente as tem na mão
E olha devagar para elas.[/i]
(...)

Alberto Caeiro [i]in[/i] "O guardador de rebanhos"

[This entry was edited by play mobil on Monday, October 06, 2008 at 3:56:50 PM.]

detalhe I

Additional Images Additional Images

detalhe I detalhe I

detalhe II detalhe II

detalhe III detalhe III

detalhe IV detalhe IV

detalhe V detalhe V

detalhe VI detalhe VI

detalhe VII detalhe VII

detalhe VIII detalhe VIII

detalhe IX detalhe IX

detalhe X detalhe X

detalhe XI detalhe XI

detalhe XII detalhe XII

detalhe XIII detalhe XIII

et voilà! et voilà!

infoAn Earthcache is an educational form of a virtual cache. The reward for these caches is learning more about the planet on which we live - its landscapes, its geology or the minerals and fossils that are found there. Many Earthcaches are in National Parks. Some are multi-cache in form, and some have a physical log book located in or close to a Visitor Center. Earthcaches are developed in association with the Geological Society of America. For more information go to http://www.geosociety.org/earthcache/
Visit Another Listing:

Advertising with Us