Skip to Content

Found it Valente Cruz found Piocas do Alvão

Thursday, October 15, 2015Vila Real, Portugal

Esta cache já esteve para ser visitada por várias vezes. Contudo, pelas mais variadas razões acabou sempre por ser adiada. Nas diferentes visitas às Fisgas de Ermelo olhei recorrentemente para o fundo deste vale, mas a visita nunca se proporcionou. Sempre me pareceu demasiado longe da vontade. Curiosamente acabei por encontrá-la numa travessia realmente longa pela serra do Alvão.

O meu dia amanheceu bastante cedo. Ainda não eram 5 da manhã e já eu cancelava o despertador do telemóvel. Seguiu-se uma longa viagem até à Sra. da Graça. Pelo meio o grupo ficou completo e a animação estava em alta. Eram então cerca de 8h20 quando partimos para uma caminhada cujo objetivo era fazer a primeira parte de uma travessia Alvão – Marão. A segunda parte ficará para uma próxima oportunidade.

Descemos desde a Sra. da Graça, percorremos a Levada do Piscaredo e subimos para o Miradouro das Fisgas, que contornámos depois. Descemos então pela encosta e aproximámo-nos do rio Olo. Contudo, tivemos dificuldades nas últimas dezenas de metros. A vegetação já engoliu os trilhos e é necessário furar por algumas silvas para chegar ao rio. Estivemos por ali alguns momentos a recuperar e seguimos depois para esta cache.

Apenas quando chegámos à curva é que reparámos que o recipiente estaria do outro lado. Tal também oi confirmado por quem já o tinha encontrado. Atravessámos então o rio e iniciámos as buscas. Contudo, as coisas não estavam nada fáceis e foi necessária alguma persistência. Quase a desistirmos, o recipiente acabou por aparecer numa das muitas reentrâncias possíveis. E foi uma conquista saborosa!

Como o terreno estava escorregadia tivemos de ter alguma calma para regressar a margem certa e lá prosseguimos a nossa caminhada para Ermelo. As lagoas são realmente muito apetecíveis, mas o verão já lá vai. O banho terá de ficar para outras oportunidades. Curiosamente, ao chegarmos a Ermelo parámos no café local e estivemos a descrever os locais por onde passámos. Ficámos então a saber que localmente estas lagoas são conhecidas como “pias”, ao invés de “piocas”. E os habitantes parecem não gostar da troca dos nomes

Na agradável companhia de Fernando Rei, Dragao88, ell comandante, Pirat@ e Power Red, obrigado pela cache e pela partilha!

007Uploaded by Geopt Geocaching Tools -> http://gctools.geopt.org

204 204

206 206

208 208

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.