View Geocache Log

Found it Gato Maltês found Freedom

Monday, March 25, 2013Faro, Portugal

It looks like your log contains HTML or UBB formatting. We now use Markdown formatting because it works on both web and mobile. Would you like to convert your log?

Success! To keep these changes, hit “Submit Log Entry” at the bottom of the page.

Hmm. Some of your log formatting is not supported. You might want to remove it and use Markdown formatting.

#618 - 17:20

A essência das coisas que realmente importam na vida cresce e amadurece sob a asa liberta da imaginação.
Apesar de a liberdade total não passar de uma utopia, para a imaginação simplesmente não existem limites e é nesse espaço sem fronteiras que o pensamento deambula sem raízes ou grilhões.

Foi algures entre as margens do sonho e a acordada realidade que os contornos, ainda meio difusos, de uma aventura surgiram na sua forma embrionária. Daí até se tornar um objetivo concreto e real não passaram muitos dias e, a “Rota Vicentina” ficou coloridamente estampada no horizonte da minha vontade.

Melhor do que se ser livre, pedalando pelos contornos sinuosos das escarpas e falésias da costa vicentina, é fazê-lo na companhia de, passando a tautologia, amigos de verdade.
Entre conselhos, dicas, sugestões e outros que tais, em pouco tempo o plano final ficou nitidamente delineado e a consecução do objetivo já não era somente um sonho. Foi assim que uma mão-cheia de amigos deu por si a pedalar os 250 curvilíneos quilómetros que separam Tróia de Sagres.
A distância entre estes dois pontos não é de longe nem de perto um segmento de reta e, ao longo dela, não escasseiam os tupperwares e seus descendentes, mas este cativou-me a atenção pelo seu nome, descrição e principalmente pelas fotos que decoram a sua galeria.

Assim, no final da segunda etapa da odisseia, após ter descansado um pouco no Parque de Campismo do Serrão, equipei-me a rigor e lá fui em busca da almejada liberdade inglesa.
A tarde não era das mais solarengas e as nuvens pairavam lentamente no céu, mas a luminosidade solar destapava claramente a formosura natural da paisagem, revelando sem truques ou artimanhas as cores e contornos encantadores da vegetação primaverilmente decorada.
Ao longo do trilho embelezado de um e outro lado pela flora típica da costa, apenas destoavam no solo arenoso as marcas dos pneus de algum TT que ali passou. Tudo o resto era simplesmente perfeito!

Com os passos livremente vagarosos e de olhar feliz alcancei o início do trilho que me levaria até ao local final desta descoberta. Aí, fui mais uma vez surpreendido pela beleza a meus pés. O contraste de cores e mistura de tonalidades ladeando o sinuosamente inclinado e magro caminho acolheu-me na forma de uma pintura alegre de Monet. Por entre as nesgas minúsculas de rocha xistosa, pequenas e formosas flores de minúsculas plantas ostentavam a determinação orgulhosa de quem sabe vencer.

Entretanto, num ziguezague inclinado, o cume aproximava-se à velocidade proporcional do bater do meu livre coração.
A escassos metros do esconderijo, deparei-me com três solitárias marias velhas que cuidada e atenciosamente me vigiavam. No entanto, bastaram mais dois ou três passos meus para que ruidosamente levantassem voo e rasgassem, de forma livre e silenciosa, o cinzento azulado do céu.
O tesouro, não o que me rodeava por todos os lados, mas o seu representante plástico, apareceu rapidamente e após o respetivo registo, aninhei-o novamente no seu ninho.

Por mais livre que se seja, há sempre algo ou alguém que nos prende e/ou nos aguarda, pelo que por muito que eu quisesse ficar por ali e contemplar o pôr-do-sol, tal como Zorbas tive que voltar para as obrigações com que me tinha comprometido.

Enquanto regressava calmamente, os tons dourados que prenunciavam o recolher do senhor brilhante embelezavam ainda mais as ingremes encostas debruçadas sobre o oceano.

Durante os três dias de aventura descobri e vislumbrei locais fantásticos. Este foi mais um dos que ficará para sempre guardado no meu coração.

O meu sincero e merecido agradecimento aos owners pela partilha deste lugar tão fantástico e especial.

"Prefiro as cicatrizes que uma queda das nuvens pode provocar na alma, do que nunca ter na lembrança a sensação de liberdade que traz o voo."

OPC – TFTC
NO TRADE

Caprichos da beleza natural.

Additional Images Additional Images

Caprichos da beleza natural. log image Caprichos da beleza natural.

Tons e contrastes. log image Tons e contrastes.

O querer vencer. log image O querer vencer.

O cume da liberdade. log image O cume da liberdade.

A mistura de cores e tons. log image A mistura de cores e tons.

O voo das rainhas. log image O voo das rainhas.

Sinuoso é o caminho para a liberdade. log image Sinuoso é o caminho para a liberdade.

O prenúncio da hora dourada. log image O prenúncio da hora dourada.

O acesso. log image O acesso.

As encostas douradas. log image As encostas douradas.

O caminho... log image O caminho...

Espreitando... log image Espreitando...

Ninguém é totalmente livre... log image Ninguém é totalmente livre...

Simples mas valiosas... log image Simples mas valiosas...

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us