Skip to Content

View Geocache Log

Found it bgravato found Éolo - Deus do vento[Côto do Boi-Geoparque Arouca]

Sunday, December 27, 2009Aveiro, Portugal

Conselho de amigo: não façam esta cache no inverno, em dias de vento, com chuva, e depois de fazer metade do PR3 - rota do Sol Nascente (e com a outra metade a faltar para chegar ao carro)

Peço desculpa ao owner pelos palavrões que deixei no logbook, mas as circunstâncias do momento assim o exigiram...

Feita na companhia da Faisca&Fumaça Team, depois de já ter feito mais de metade do PR3, com uns 7km nas pernas, quase sempre a subir... Eram só mais 500m até esta cache (em linha recta), mas a setinha do gps apontava para aquela torre eólica lá em cima... eu não estava com muita vontade de fazer o desvio... não tinha equipamento de escalada... e não se via nenhum trilho até lá... mas há gajos que não fecham bem a porta e acharam que sim e lá fomos...

Os 500m transformaram-se em alguns 2km a maior parte dos quais a subir... mas o pior ainda estava para vir... até chegar lá acima... que **** de ventania! Quase que dava para levantar voo só de abrir os braços... Claro que nesta altura do ano não era propriamente um vento quentinho... E como se não bastasse, ainda começou a chover!

O log foi feito sentado no chão, encolhido, atrás das rochas. Só assim deu para tirar as luvas das mãos...

Quanto a paisagens... não sei... com condições destas uma pessoa nem se atreve a levantar a cabeça, abrir os olhos, e olhar à volta... Os meus olhos estavam postos no terreno à procura dum atalho para sair rapidamente dali... Recusei-me a fazer o caminho de volta, especialmente aqueles 800 e tal metros na crista da montanha, a levar com vento e chuva na cara, pelo que decidimos (ok eu decidi e o resto veio atrás :P) atalhar caminho...

Depois de desbravar algum mato, lá demos com aquele trilho que tinhamos visto no google earth, mas que, aquando da subida, não demos com ele... pudera... estava quase todo coberto de mato, especialmente na parte final... Mas sempre poupamos alguns metros, apesar de, provavelmente, termos demorado mais tempo. Apesar de a distância ser mais curta, a velocidade de locomoção era muito mais reduzida, assim como o risco de queda... Mesmo assim, a parte melhor, foi que bastou descer alguns metros para deixar de levar com o vento, e só por isso, acho que já valeu a pena o atalho... Possivelmente haveria um atalho mais curto ainda, pelo outro lado, mas muito provavelmente só daria para fazer com cordas e material de escalada... (que nós não tinhamos)

Com tudo isto perdemos para aí uma hora e meia ou mais, o que nos obrigou a fazer os últimos 2km do PR3 já com noite cerrada, por um bosque cheio de encruzilhadas e nenhuma luz a não ser uma lanterna... A minha tinha ficado no carro, mas felizmente havia outra! Com alguns enganos pelo meio, mas com a ajuda do gps e da lanterna, lá conseguimos encontrar o caminho de volta...

Com toda esta aventura as pernas ficaram bastante castigadas, mas acho que deu para queimar as calorias deste natal e do ano passado duma só vez! Acho que foram 17km ao todo, metade quase sempre a subir e metade quase sempre a descer. Tão cedo não me meto noutra igual! (digo eu agora...)

Update: Depois da análise do trilho gravado pelo gps do etvanp, concluí que afinal foram perto de 19km que andamos... junto vou fazer upload do perfil de altitude, a parte acima dos 800m de altitude deve ser o correspondente ao desvio até à cache. Na parte final falta o bocado de Bustelo até Moldes que, se não me falha a memória, eram mais 2.3km (devemos ter feito um pouco mais com os enganos).

IN: tatuagem geocaching
OUT: mosquetão

TFTC

[This entry was edited by bgravato on Monday, December 28, 2009 at 8:52:58 AM.]

PR3 + Éolo (GC16330)Perfil de altitude do PR3 de Arouca, com desvio para a cache GC16330. Faltam os 2.3km no final de Bustelo a Moldes

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page