View Geocache Log

Found it vsergios found TUA-MIRANDELA (BILHETEIRA)

Saturday, May 14, 2011Bragança, Portugal

Tal como muita gente, eu tinha um sonho. O sonho de visitar este maravilhoso vale do Tua. Mas não era assim. Era de comboio. O vale é um vale encantado, lindíssimo, e o comboio a serpentear pelas encostas íngremes, quase que a desafiar as leis da física, sempre me incutiu um desejo enorme de passear com a cabeça de fora numa janela daquelas carruagens vermelhas. Mariquices. Mas mariquices que nos comandam a vida.
Mas depois o comboio caiu!
O sonho da maioria das pessoas passou então a ser andar por ali a pé, como se isso tivesse algum jeito...
Eu, no entanto, achava que o comboio ainda voltaria a andar depois daqueles acidentes. Santa ingenuidade. Punham lá um daqueles comboios modernos, elétricos ou a gás natural, a imitar as antigas locomotivas pretas a vapor, de rodas com raios vermelhos...
Mas depois veio a barragem!
E eu não me quero prenunciar, pelo menos muito, sobre a decisão da construção da barragem. O romantismo do Tua é enorme, é certo, mas a evolução é natural e imparável. Sei que muitas pessoas viviam da utilidade da linha, acredito que aqui neste vale existe aquela espécie (ou da flora ou da fauna) que é única e que vai estar em perigo de extinção, que a linha podia ser aproveitada para um turismo muito catita, e posso ainda tentar acreditar que, tal como afirmam os defensores da linha, o valor energético que provirá das turbinas desta barragem não vai chegar para nada... mas quero crer que a barragem vai ter o seu impacto positivo, porque é natural que uma albufeira dê ainda mais utilidade às pessoas da região, do que a simples linha. Porque uma albufeira é de água. E água é vida. E muitas mais espécies animais ou vegetais irão surgir por aqui, e com elas mais pesca, mais tudo. Para além da água proporcionar um outro tipo de turismo, que beneficiará também as populações do vale do Tua. Não é tão bonito ter ali o progresso? Se calhar não. Mas é o progresso!
Mas deixem-me sair daqui.
Bem, mas o que é certo é que com a Expedição às excelentes caches da Linha do Douro, do Cláudio e do Manuel comecei a reavivar o entusiasmo para a jornada. Caminhar nas linhas, nas pontes, nos túneis. São momentos únicos, onde se misturam alguns sentimentos, com tanto esforço físico e psicológico que é necessário para percorrer aquela imensidão de beleza.
Estava decidido. Das várias jornadas que tínhamos pela frente, esta impunha-se. Vem ai a barragem. Não é certo que o caminho fique intransitável já este ano, mas era melhor jogar pelo seguro. E assim foi mais uma expedição organizada com primor, e também amor, pelo Manel.
E era sexta-feira. Dia de arrancar rumo ao norte. Tinha sido giro fazer a viagem de comboio até à Foz do Tua, mas isso ainda requereria mais organização e dinheiro, de modos que a caridosa boleia dos Cadetes foi excelente. O caminho estava delineado, e estavam umas paragens estratégicas já programadas, quer para descansar, quer para comer, quer para procurar umas caches. Tanto foi que partimos por volta das 17h e chegámos já depois da meia-noite a Alijó. A parte mais bonita da viagem foi, por volta da meia-noite, chegar ao Pinhão com um luar brilhante a refletir no Douro e a iluminar aquelas fabulosas encostas vinhateiras.
Uma noite excelente de sono na novinha e confortável pousada da juventude, um excelente e divertido pequeno-almoço e eis-nos a sair para as curvas vale abaixo até à foz do Tua. Sim, íamos subir a linha, da Foz até Brunheda. Exatamente o percurso que ficará submerso pelas águas da futura albufeira. Não podíamos perder tempo, não fosse a maré já estar a subir...
E ali estavam eles, os que pernoitaram na Foz, à nossa espera. Mas espera, são mais q'às mães. Huuummm, eram muitos espanhóis à mistura, afinal. Estavam a colar-se, para ver se não se perdiam a subir a linha. Mal sabiam eles onde se iam meter, misturarem-se connosco. Ahhh malucos!
Reunida a troupe, com a surpresa da companhia do JJJHome e do Clcortez, ...
<a href="continua" rel="nofollow">i</a>[/i]

01 Leitura antes de caminhar, com estilo

Visit Another Listing:

Advertising with Us