Skip to Content

View Geocache Log

Found it TiagoGH found Vale das Quebradas

Tuesday, October 31, 2017Santarém, Portugal

Aventura épica!

Depois de almoçar com o meu pai na cantina da Renova, vim aqui aproveitar o que restava do tempo de sol, para encontrar esta cache, já que, de manhã, encontrei a sua irmã, a 110cm.

Sabia que ia ter dificuldades, mas ao mesmo tempo não podia demorar demasiado tempo. Por isso, em vez de levar a mala, bebi o máximo de água que consegui (tipo camelo) meti uns alimentos no bolso, vesti o corta-vento (apesar do calor) para minimizar as arranhadelas, e pus-me a andar por ali a cima!

Assim que chego ao início do vale propriamente dito, acabam-se-me as pilhas do GPS... mau! E agora? Volto para trás? Nem pensar! Quanta bateria tenho no telemóvel... 20%!!! Ups... Toca a pôr em modo avião e ligar o GPS apenas quando estritamente necessário. Podia ter corrido muito mal!

A maior parte do caminho tinha agora de ser percorrido sem qualquer tipo de navegação, o que me fez tomar uma decisão que normalmente não tomaria: em vez de ir pelas rochas laterais ao , fui subindo pelo meio do vale, onde a vegetação era maior, mas onde não haveria margem para me enganar no caminho.
No entanto, essa que poderia ter sido uma outra péssima decisão, revelou-se acertada porque, apesar da vegetação ser mais alta, não era tão densa ao meu nível nem era tão "picante" como nos lapiás. Só tinha que ir partindo uns galhos por ali a cima!

Estava eu todo contente com esta constatação, quando me apercebo que tenho de subir para a margem direita do vale e não tenho qualquer tipo de abertura por entre a vegetação. Não só isso, como tenho que transpor umas paredes rochosas que parecem intransponíveis. Esta foi a fase mais aflitiva! Tive que ir rastejando por baixo dos arbustos densos, até às rochas altas, e depois, trepar uma considerável altitude, agarrando-me a tudo o que era saliências e raízes! Já tinha passado o ponto de não retorno... de onde eu estava, seria impossível para as minhas capacidades regressar pelo mesmo caminho. Por isso, siga!

Já quase no GZ, as vistas tornaram-se mais desafogadas e a vegetação mais tolerável. Foi só ligar o GPS do telemóvel e em pouco tempo encontrei o esconderijo da cache!

Tomei um tempo para me recompor e tomar fôlego, embora não tivesse muito mais tempo de sol, e a sede já começasse a apertar... Ainda tinha que encontrar um caminho viável de regresso, pelo que comecei a rodar o codex de forma a ficar conforme o que está na dica. Acontece que o último caracter era um número... o que não me fazia muito sentido. Experimentei todos os números mas, ou por mau funcionamento do codex ou por aselhice minha, o recipiente não quis abrir.

Mesmo assim, tendo em conta o que expus em cima, tomo a liberdade de registar o found, na expectativa que seja aceite.

O regresso foi feito em modo javali ultra-rápido. Tinha de encontrar o ponto ideal para descer as paredes de calcário e julgo te-lo feito. Desci em modo escorrega, por um estreito entre dois blocos rochosos. As folhas caídas ajudaram a escorregar praticamente até ao meio do vale, onde comecei a correr de volta por onde já tinha passado, atropelando muitos ramos e galhos pelo caminho!

Cheguei ao carro, estacionado junto à igreja, completamente exausto e sedento.... mas valeu a pena!

Muito obrigado pela cache e pela verdadeira aventura a solo proporcionada!

cores de Outono

Additional Images Additional Images

cores de Outono cores de Outono

pelo meio do vale pelo meio do vale

a gruta no caminho a gruta no caminho

subindo a cascalheira subindo a cascalheira

o carro ficou por ali... algures o carro ficou por ali... algures

o vale e a silhueta da montanha o vale e a silhueta da montanha

esfolado e exausto... mas feliz esfolado e exausto... mas feliz

pai e filho na Renova pai e filho na Renova

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page