Skip to Content

View Geocache Log

Found it FamilyParreira found Convento de Santo António dos Capuchos

Thursday, October 3, 2013Arquipélago dos Açores, Portugal

(Continuação e fim)
Chegaram à sala da Pia Baptismal, ora tombada no chão e com tecto de telha de ferro, que ali entende-se para proteger uma estrutura fantástica do espaço de uma outra pia, embora partida, mas ora ricamente ornada, ainda colorida, com o notório e belo estilo barroco, em que na base, duas cabeças de tom verde, procuram sussurar igualmente toda a imponência e riqueza daqueles tempos.

Saiam novamente extasiados, certamente, pelo claustro e se possível ali mesmo visitem a actual Secretaria, daquela coletividade de Nossa Senhora do Livramento, percorrendo o espaço do corredor visitável e admirando algumas das fotos antigas. Assim fiz e na conversa com o responsável pela secretaria, que se mostrou acessível e simpático, não deixamos de manifestar a nossa dor pelo estado daquele espaço e seu não reaproveitamento.
De tudo, caro Metrosideo excelsa, fui esclarecido que realmente o teu amigo, sofreu muitas alterações, mesmo após o sismo de 80. Houve locais que tiveram de ser desmoronados pois encontravam-se em risco de cair. Do futuro, contaram-me, que toda aquele património pertencia à Instituição, que elaboraram um projeto de reaproveitamento, que custou € 30 000. Que das obras novas e projetos, nunca mais teríamos uma igreja e um convento, mas um espaço para aproveitamento da cultura musical clássica ou religiosa ou algo neste sentido, que custaria cerca de um milhão de euros e que nem os Governo, nem as entidades religiosas, ainda apresentaram disponibilidade, apesar do atual Secretário da Cultura, ter mostrado interesse neste sentido. Que os azulejos encontram-se resguardados naquela instituição e algumas das riquezas, que não saíram para o Museu ou outros espaços.
Ainda há um pouco de esperança. Vive cada dia.
Vi o que vi e convidei toda a Family, para igualmente se extasiar, com a nossa particular e rica história, que não deixamos de enaltecer.
Cumprimentos Caro Amigos

Julgamos o container estar de parabéns. Não só pelo cuidado que foi elaborado, com todas as recomendações e avisos, que deveriam servir de referência, para todos, mas pelo singular suporte e espaço de acessibilidade.
Embora estejamos ainda verdinhos no caching, denotamos num espirito de associação do jogo, com locais seculares para descobrir, a nível histórico e da nossa cultura açoriana, que o tempo teima ocultar e que nós possamos passar de geração para geração, visando que, e tal como dizia Camões … “Da lei da morte se vão libertando ...”
TFTC - OPC MBett
Preserve sempre … Adoramos … ;-)))

Foun itda FamilyParreira

Additional Images Additional Images

Foun it Foun it

O nosso Metrosideo excelsa O nosso Metrosideo excelsa

O nosso Metrosideo excelsa O nosso Metrosideo excelsa

Entrada pelo Claustro Entrada pelo Claustro

Os confessionários em pedra Os confessionários em pedra

O arco do altar central O arco do altar central

Cripta histórica Cripta histórica

A estrutura central da igreja ... sem azulejos ... A estrutura central da igreja ... sem azulejos ...

Barroco na pia interna - cabeça tipo Sreck 1 Barroco na pia interna - cabeça tipo Sreck 1

O acesso à Pia Baptismal Barroco O acesso à Pia Baptismal Barroco

Saida pelo Clausto Saida pelo Clausto

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page