View Geocache Log

Found it ZéSampa found Aristides De Sousa Mendes

Saturday, May 3, 2014Viseu, Portugal

It looks like your log contains HTML or UBB formatting. We now use Markdown formatting because it works on both web and mobile. Would you like to convert your log?

Success! To keep these changes, hit “Submit Log Entry” at the bottom of the page.

Hmm. Some of your log formatting is not supported. You might want to remove it and use Markdown formatting.

(Parte 1 de 2)

De Viseu até...

Em mais uma bela tarde de sábado não havia como escapar aos inevitáveis plásticos... Guias e senhores dos nossos constantes roteiros turísticos... Seguindo a sugestão de Falopes, embarcámos no cada vez mais conhecido balístico e partimos sem rumo ou destino por essas estradas de Portugal!!!

Após a agradável pausa pelas Termas de São Gemil, partimos em direcção a Cabanas de Viriato na ansiedade e expectativa de visitar a cache dedicada a Aristides de Sousa Mendes!!! Confesso que da pequena volta planeada para esta tarde, este era o momento pelo qual mais aguardava ou não estivesse este tesouro rodeado de grande simbolismo!!!

Simbolismo não só pelo local que o mesmo pretende sinalizar mas sobretudo pela personalidade e história que pretende partilhar!!! Por tudo isto... A visita prometia deixar memória... E no final de contas acabou por não desiludir... Antes pelo contrário!!!

Chegados ao local, deixando o cachemobil, estacionado junto ao miradouro, é de todo impossível passar indiferente ao enorme casarão plantado poucos metros mais abaixo na rua... A sua dimensão e cor, onde o cinza do granito que ladeia as portas e janelas, contrasta com o castanho ferrugem das suas vedações, dão-lhe um toque único de misticismo e aura intemporal. Perdidos por entre o seus encantos e rendidos à sua imponência, foi-nos impossível resistir e descobrir mais recantos daquela enorme mansão, onde cada espaço parecer ter algo para contar...

Determinados em descobri mais, subindo a pequena escadaria e atravessando o esguio e ferrugento portão, avançamos em direcção à entrada!!! Com timidez e quase que pedindo licença aos seus ancestrais habitantes, passo a passo, sob a velha e frágil trave de madeira, caminhámos até ao imponente hall, onde a escadaria e o que resta dos coloridos vitrais, nos convidam a entrar, tentando, em vão, absorver cada requintado pormenor da habitação... Feliz ou infelizmente, quis o destino, que naquela tarde o segundo andar se encontrasse temporariamente habitado por uma equipa de actores e técnicos que nos impediam de aceder mais acima... Mas nada estava perdido, pois restava-nos o piso térreo... Aí, pé ante pé, ao som do ranger da velha e frágil maneira, fomos cruzando portas e salas, descobrindo preciosidades perdidas de outros tempos!!!

Não é difícil imaginar o corre corre que em tempos conturbados e de agitação política que aqui se devia sentir... A confusão ou o secretismo das mensagens trocadas ou a tensão de todas as manobras necessárias para albergar desesperados refugiados que aqui procuravam segurança e paz... Ou ao invés, imaginar os longos dias de quente verão apenas interrompidos pelo reboliço, cumplicidade, risos e conversas trocadas por Aristides e a sua vasta família de 14 filhos...

Tudo isto e muito mais está escrito naquelas paredes, janelas, portas, escadas, pedra e madeira... É indissociável separar toda esta dimensão física da personalidade de Aristides de Sousa Mendes, herói de muitos e de uma grande causa!!!

Pena tais actos heróicos parecem ser coisa do passado... Este fantástico património histórico-cultural, por demasiado tempo foi deixado ao esquecimento, o que acabaria por deixar irreversíveis marcas no legado de Sousa Mendes... Felizmente, a sua memória aos poucos tem sido relembrada, pelo que existem renovadas esperanças de recuperar parte daquilo que se perdeu!!! Mas uma coisa é certa!!! Aristides, o Homem, esse será eterno!!!

infoA Mystery Cache is the “catch-all” of cache types, this form of cache can involve complicated puzzles you will first need to solve to determine the coordinates. The only commonality of this cache type is that the coordinates listed are not of the actual cache location but a general reference point, such as a nearby parking location. Due to the increasing creativity of geocaching this becomes the staging ground for new and unique challenges.
Visit Another Listing:

Advertising with Us