Skip to Content

View Geocache Log

Found it anjomaco found XXL Challenge - [Minas dos Carris]

Saturday, February 15, 2014Vila Real, Portugal

#4000

Ainda o sol não tinha nascido e cá estávamos nós prontinhos para dar início a uma bela jornada pela serra acima, a qual tinha vindo a ser adiada devido ao tempo que se ia fazendo sentir...
Neste dia haviam "promessas" de que tudo estaria de feição e cá viemos pôr os pés ao caminho.

Ainda sob a luz de lanternas iniciamos a caminhada estradão acima, com a ameaça de umas pinguitas que iam caindo... ainda assim nada de preocupante e prosseguimos à medida que o tempo ia dando mostras de vir a ficar melhor...

Cerca de uma hora depois, ainda frescos, tanto pela distância percorrida que ainda era curta como pelas temperaturas que se fazia sentir, acabamos por desligar lanternas e frontais, pois começava a surgir a luz do dia.

Sensivelmente a meio do percurso eis que a neve começava a aparecer... Que a íriamos "apanhar" seria uma certeza, mas só não sabíamos em que proporções... Durante uma distância significativa a sua presença não foi preocupante, mas a determinada altura começou a afetar a nossa progressão... mas afinal tínhamos começado a caminhar bem cedinho, pelo que no que a tempo disponível com luz do dia se refere nada era preocupante.

A determinada altura já a neve deixava de ser apenas um "adereço" que ia animando a nossa paisagem e tornou-se num belo obstáculo a transpor... e ainda faltavam alguns km até aqui acima... A vontade de cá chegar era muita, mas o cansaço provocado pelos mais de 50 centímetros (que cá no topo seriam bem mais) de neve começava a mostrar os seus efeitos. Por um lado estávamos perante uma paisagem única, com a serra coberta de branco, totalmente diferente daquilo que é mais habitual ver por estas bandas, mas por outro tínhamos as pernas a "dizerem" que já há muito tempo seguido que parecia que íamos a subir escadas, pois o movimento feito era comparável à subida de degraus. Mas assim foi durante cerca de 5 km... e diga-se que esta distância nestas condições é qualquer coisa e os 5 km transformam-se facilmente em 20!

Quando finalmente avistámos as primeiras construções podíamos "respirar de alívio", pois só faltava "um bocadinho assim". Por aqui a altura de neve já era bem superior a 1 metro e daí a pouco ali estávamos nós nas minas.

O primeiro desejo comum a todos foi: "Encontrar um local minimamente abrigado e comer qualquer coisa". E por ali ficamos num dos pequenos edifícios que ainda tem cobertura. Estômagos reconfortados e para finalizar um cafezinho ainda quentinho .

Seguiu-se então a procura da cache... apenas eu ainda não a tinha encontrado e os restantes ficaram a apreciar as buscas.
Da forma como se encontrava o local de nada servia a foto spoiler mas também não foi necessário recorrer à mesma, pois com as coordenadas certinhas foi só arranhar a melhor forma de ir espreitar ao local abrigadinho.
Registo da visita feito e ficava a dúvida... Continuamos a explorar um pouco mais além? Hum... será melhor regressar e deixar outras aventuras para outra altura... pois ainda era necessário fazer todo o caminho de volta e ainda havia muita neve para transpor.

E houve tempo para tudo: para andar na neve, para ver nevar, para encontrar a cache, para um calmo regresso e para se desfrutar de uma visita "única".
Apesar do esforço extra pelas condições típicas de uma serra com neve, valeu bem a pena a vinda até estas bandas num dia como este... de resto... as imagens embora não digam tudo, falam por si!

Sem trocas.
Obrigado pela cache.

As primeiras pegadas pela neve.

Additional Images Additional Images

As primeiras pegadas pela neve. As primeiras pegadas pela neve.

Algumas marcas deixadas. Algumas marcas deixadas.

Uma paisagem diferente. Uma paisagem diferente.

Lá em cima nevava... Lá em cima nevava...

O grupo com a neve a cair. O grupo com a neve a cair.

Branquinho por todo o lado. Branquinho por todo o lado.

Frio... Frio...

O registo. O registo.

A paisagem. A paisagem.

Mais ao lado. Mais ao lado.

E do outro lado... E do outro lado...

Já no regresso. Já no regresso.

Até um destes dias :) Até um destes dias :)

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page