Skip to Content

View Geocache Log

Found it Gato Maltês found Moinhos do Antigamente... [PT/EN] V.2 - BA05

Sunday, 08 May 2016Santarém, Portugal

08MAI2016 - 17:40

Uma geocache, daquelas dignas do adjectivo “tesouro” tem sempre uma história, ou será então, aquando da descoberta, a essência de outra.
É esse o caso deste “fragmento” raro de dedicação em prol do geocaching que, pondo de parte o lado egocêntrico dos números que maioritariamente caracterizam a actividade, homenageia gentilmente as gentes, profissões ou costumes.

Para quem gosta do geocaching à boa maneira antiga, a cultura aliada a um bom local ainda o enriquece mais. Por isso, a história que guiou a minha vontade até ao final da “Rua dos Moinhos da Fazarga” já se tinha iniciado há uns anos atrás, quando li pela primeira vez a página deste tesouro digno dessa denominação.

Hoje, um domingo ventoso e pouco soalheiro, debaixo de um céu feito de pequenos retalhos de azul de tom envergonhado, decidi-me a visitar o local onde a moleira Adelina cozeu o pão da sua meninice enquanto se ía tornando mulher.

Sou um viciado arraigado das paisagens de vistas largas que se podem contemplar nos locais mais elevados e acredito piamente que, assim como também não mudarei a minha forma de estar na actividade, nunca o deixarei de ser. Daí que à medida que ia subindo a rua a que os moinhos deram o nome, a minha imaginação já estava em modo fervilhante, denunciado as ânsias de descobrir o que me aguardava no topo.
Como suspeitava, quando vislumbrei o local, não me desiludi nem um pouquinho por me "atrever" a visitá-lo, pois o mesmo é fantástico e tem aquilo que ainda me faz praticar ocasionalmente esta coisa de descobrir “tupperwares”, saindo totalmente fora do que é o usual nos dias que correm e que descaracterizaram, na minha maneira de ver e sentir, o geocaching.

O contentor, longe de ser o mais importante, até poderia ser um dos "modernos" frascos dos laboratórios de análises que agora patrocinam o geocaching do género «décimo de milha» pululante por quase todos os recantos, que este tesouro não perderia nem um pingo da grandiosidade que lhe é inerente. Mas não é… e está bem patente no mesmo a dedicação dos seus progenitores. Além do mais, este não se fez rogado e, depois de consultar o telemóvel, não foi necessário muito tempo para ficar com um sorriso largo no rosto. Que belo trabalho que ali está!

Após deixar a minha marca no livro de visitas, suspirei porque a máquina fotográfica tinha ficado em casa e o local tem tudo o que eu gosto para fotografar. Mas como quem não tem cão caça com gato, tive que recorrer à lente do meu Sansumg A5 para poder embelezar este registo com algumas fotografias.

Mais poderia ser dito, mas seria desnecessário. Apenas digo que apesar de os meus registos de descobertas serem escassos, tal não se deve ao facto de estar ausente da actividade, mas apenas porque somente registo os “found it” dos tesouros que realmente para mim o são e que preenchem os requisitos selectivos do “meu” geocaching. E para que conste, não tenho pejo algum em dizer que este me alimentou em pleno!

Muito obrigado ao bmps2003 por preservar o espírito desta geocache que é, sem qualquer margem de dúvidas, um verdadeiro tesouro!

OPC – TFTC
IN: -
OUT - Hokiemary's Bushwhack Pirate Sword Geocoin

The logbook

Additional Images Additional Images

The logbook The logbook

Two waiting,,. Two waiting,,.

Wide is better... Wide is better...

The door and the flowers. The door and the flowers.

(un)like Autumn... (un)like Autumn...

Two old friends... Two old friends...

Different angles... Different angles...

Lonely but not alone. Lonely but not alone.

Looking from below... Looking from below...

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page