Skip to Content

View Geocache Log

Found it jorgeconceicao found Genuinamente Português!

Monday, September 1, 2008Lisboa, Portugal

Antes de mais, obrigado por nos dar a conhecer este pormenor interessante da história do Belenenses que, pelo menos eu, desconhecia.
Agora, não posso deixar de fazer algumas considerações que, espero, o “owner” não leve a mal. Vou ser um bocado “máuzinho” mas hoje apetece-me...
É que, contrariamente a descrição feita do CFB, este não é um clube só de futebol. Aliás, se fosse, o Francisco nem de recordações poderia viver já que ainda não era nascido quando o clube ganhou o último campeonato naquela modalidade.
Apesar das inúmeras Direcções que conheci à frente do clube sempre terem esquecido (umas) ou hostilizado (outras) as modalidades amadoras, sempre foram estas que têm dado, ao longo dos anos, muitas alegrias e muitos campeões nacionais. Talvez não saiba, por exemplo, que o Belenenses foi campeão nacional de rugby da época passada na divisão de honra, em sub 20, sub 16 e sub 14. Só deixou escapar o campeonato dos sub 18...
Só posso falar com alguma propriedade do que se passa no rugby pois foi aí que tive a minha participação desde os meus 16 anos. Foi aí que conheci Homens que me ajudaram a formar aquilo que sou hoje. O Comandate Maia de Loureiro e o Professor José Mendes (ambos já falecidos), ainda hoje são importantes referências para mim.
No rugby fui atleta, dirigente e treinador. Em todas estas vertentes só tenho más recordações dos dirigentes do clube, para os quais só o futebol era importante. Mas isto não é uma característica só do nosso clube. Digamos que é um mal nacional cuja responsabilidade é de muita gente – órgãos de (des)informação à cabeça.
Na época que vai agora começar, o rugby do Belenenses vai comemorar os seus 80 anos de actividade.
Um grande abraço azul.
Jorge Conceição

MedalhaA receber a medalha de campeão nacional pelas mãos do saudoso Hernani Pinheiro.

Additional Images Additional Images

Jornal do Belenenses Jornal do Belenenses

Medalha Medalha

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page