View Geocache Log

Found it Dr Escaxa found La Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva

Sunday, April 13, 2014Guarda, Portugal

Antes de começar o meu registo e antes que acabem os caracteres disponíveis, quero partilhar aqui 2 opiniões que ao longo desta cache foram construídas:

1- A minha primeira opinião relaciona-se com a existência desta cache e aproveito desde já para felicitar o owner pelo excelente trabalho. É uma cache que de outra forma não faria sentido existir e que dificilmente, existiria se não houvesse este "golpe de mestria" por parte do owner a realizar a caminhada e pensar nesta geocache;

2- A minha segunda opinião, em jeito de recomendação, vai de encontro a todas as pessoas ( geocachers ou não), que gostam das caminhadas ao ar livre, dos comboios , de obras de engenharia, de aventura e acima de tudo, da paisagem pitoresca com que somos brindados no Parque do Douro Internacional. Por isso, sugiro esta "caminhada" a todas as pessoas.

A minha aventura já tinha começado uns meses antes, quando ouvi falar da "Rota dos Túneis" e comecei a ver fotos e mais fotos. Era um objectivo realizar esta cache e assim que surgiu a oportunidade, reservei logo o dia.

Encontro marcado em casa do zezero, só faltava mesmo fazer-nos à estrada.
Saímos de Vila Real, paramos em Alijó e em Torre de Moncorvo, onde faríamos a última paragem antes do destino final. Depois de sairmos de Moncorvo, devíamos ter tomado uma estrada qualquer que nos levaria até Barca D'Alva mas isso não aconteceu, tomamos sim, uma outra estrada até ao Pocinho. Ao longo deste trajecto, dava para perceber o quão isolados estavam os habitantes de "Urros" uma das raras aldeias que atravessamos. Lá continuamos a andar, a subir montes e vales, até que no Pocinho fomos por estrada que nos levou até Barca d'Alva, mas que por vezes mais parecia querer levar-nos para o Douro.

"Atracamos" em Barca D'Alva, onde fiz a descarga dos passageiros que tinha comigo, muito rapidamente fomos deixar os carros a La Fregeneda.
Passamos a primeira ponte, atravessamos a fronteira e eis que entramos no primeiro túnel. É aqui que a aventura realmente começa. Fomos avançando na linha, pontes e túneis são o "pão nosso de cada dia", por isso, não vale a pena pensar em voltar para trás ou fazer um desvio que é praticamente impossível.
Ainda na segunda ponte, tropecei e apesar de não ter sido nada de especial, deu para ter uma noção do que seria uma queda em qualquer uma das pontes e em qualquer parte do percurso: uma queda para a morte.

O grupo que realizou esta geocache era bastante vivo e fazia com que a monotonia não se abatesse sobre nós. Pelo meio, iamos vendo as aves de rapina que sobrevoavam por cima de nós, a paisagem deslumbrante que nos rodeava, algumas habitações devolutas que existiam no meio do nada e que levantavam a questão: "como foram ali construídas?", alguns animais selvagens ( ou não) e ainda, creio eu, algumas ruínas de construções rupestres. Bem, tudo bons elementos que propiciam uma excelente caminhada. Fomos ainda descobrindo algumas caches que se encontravam escondidas ao longo da linha.

É interessante olhar para trás, tendo em conta o sentido da nossa caminhada ( Barca D'Alva - La Fregeneda) e ver as pontes e túneis que atravessamos, que nos permitiam atravessar de um lado para o outro sob aqueles montes e vales.
Desta cache, recordo alguns dos momentos mais marcantes e que dizem respeito a duas pontes e a dois túneis: a ponte onde se encontra a cache "My Past & Present" e a ponte que faz uma curva; o túnel que faz curva e o túnel de 1.8 km.

Algumas partes da linha já apresentam vegetação um pouco exuberante e outras partes da linha, nomeadamente as pontes, não apresentam segurança. Por alguma razão as entidades reguladoras dos caminhos de ferros, quer portugueses quer espanhóis proíbem as caminhadas na linha.

Início

Additional Images Additional Images

Início log image Início

Fronteira log image Fronteira

Os transfronteiriços log image Os transfronteiriços

another won log image another won

20 log image 20

10 log image 10

1 log image 1

Camaradas log image Camaradas

Dr Escaxa log image Dr Escaxa

Linha Férrea/Rio Águeda log image Linha Férrea/Rio Águeda

My Past & Present log image My Past & Present

Olhando para trás... log image Olhando para trás...

Casa do Guarda da linha log image Casa do Guarda da linha

A inspeccionar a surpresa encontrada log image A inspeccionar a surpresa encontrada

Ponto intermédio log image Ponto intermédio

Ponte Curva log image Ponte Curva

O Marco log image O Marco

A escapatória do Túnel log image A escapatória do Túnel

Vale do Águeda log image Vale do Águeda

Aproximação do "final" log image Aproximação do "final"

A chegar..ao fim ;) log image A chegar..ao fim ;)

Prohibido log image Prohibido

Fregeneda log image Fregeneda

Group in the final! log image Group in the final!

infoA multi-cache ("multiple") involves two or more locations, the final location being a physical container. There are many variations, but most multi-caches have a hint to find the second cache, and the second cache has hints to the third, and so on. An offset cache (where you go to a location and get hints to the actual cache) is considered a multi-cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us