View Geocache Log

Found it MAntunes found TUA-MIRANDELA (PARTE IX - SANTA LUZIA)

Saturday, May 14, 2011Bragança, Portugal

É esta a da Estação de Santa Luzia?
Ok, esta procurei. :)

Expedição à Linha do Tua entre Foz do Tua e Brunheda.

Há muito que sonhávamos com este percurso. Esteve para ser em 22 de Maio do ano passado mas não se propiciou - havia um geobike no Gerês e no fds anterior tínhamos andado de pedrinha em pedrinha a tentar não cair na pocinha (muitas vezes) no Rio Poio.

Então, este ano tinha que ser. O mote foi dado pelo Miguel Trevas ao lançar o rescaldo das actividades dos Expedicionários durante o ano de 2010 e alinhavar o ano de 2011. Estávamos em 5 de Janeiro deste ano da (des)graça dos PECs e do FMI e de outras siglas que nos aumentam os cabelos brancos e emagrecem a carteira Foi então nesse dia que se começou a falar sobre a Linha do Tua - antes que ela feche ou a barragem seja construída e linha submergida.

E aqui estamos nós. :) Após dezenas de mails, folhas de calculo online no Google docs, telefonemas, marcações, desmarcações, votações e demais sugestões, um dos percursos mais apetecíveis era finalmente realizado.

Optámos por subir Linha (para deixar os carros na Estação do Tua e aproveitar os táxis ao serviço da CP para o regresso). As pontes e estações foram-se sucedendo e, além de não conseguir satisfazer o meu gosto macabro de identificar inequivocamente o local dos acidentes, tive pena de não ir à praia fluvial do Castanheiro, porque fica numa cota muito mais baixa do que aquela em que caminhávamos e porque era ainda muito cedo para almoçar e muito fresco para meter os ossos na água (e eu que levava calção de banho vestido para o mergulho...).
Mais uns kms à frente e verificámos que o segundo local previsto para o almoço não tinha sombra para uma ou duas pessoas, quanto mais para um grupo de 23. Continuamos a caminhar mais uns kms e viemos almoçar à Estação de Santa Luzia.
Local em que, depois de almoço e de distribuir um sumo de uva que deixou muita gente desconfiada a princípio, vim finalmente procurar uma cache e depois passámos à sessão fotográfica que documenta a predilecção que o vsergios tem por rissóis. ;)

Muito obrigado pela cache. Não foi por ela ou por as outras que viemos fazer o percurso - já estava planeado antes de as mesmas serem publicadas - mas é agradável encontrar uma caixinha de vez enquanto.

MAntunes, na companhia de muitos amigos.

É a panorâmica do rissol!PTFotoTema

Additional Images Additional Images

Inicio Inicio

e, felizmente, a maior parte confirmou-se e, felizmente, a maior parte confirmou-se

Passo a passo, km a km, a nossa caminhada continuo Passo a passo, km a km, a nossa caminhada continuo

Expedicionários nos píncaros Expedicionários nos píncaros

Outros (eu) nos subférreos da  linha Outros (eu) nos subférreos da linha

Espreitando o Rio, da ponte Espreitando o Rio, da ponte

ou de mais alto, para melhor se apreciar ou de mais alto, para melhor se apreciar

Mas o calor e a fome apertaram... Mas o calor e a fome apertaram...

De barriga cheia, finalmente liguei o modo GC De barriga cheia, finalmente liguei o modo GC

Ósdespois, fotografar flores Ósdespois, fotografar flores

e... espera lá... o que é que se passa aqui?! e... espera lá... o que é que se passa aqui?!

É a panorâmica do rissol! É a panorâmica do rissol!

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us