View Geocache Log

Found it play mobil found Wind Ripples - DP/EC 18

Thursday, June 5, 2008Lisboa, Portugal

200806051955

Desta feita esquecemos-nos o capitão Almeida Santos e fomos a cantar [i]dunas... são como divãs...[/i] Bom, fomos não, Fui, porque a play achou que ainda tinha areia nos ouvidos desde a cache do Duarte e resolveu ficar pela praia, mas fez mal, porque hoje o vento não estava tão [i]abrasivo[/i] e depois de subir e descer um par de dunas daquelas qualquer clima glaciar se transforma em tórrido. Garantido!

A areia é como todos os outros granulados: Sofrem de dupla personalidade: Em repouso são um aglomerado de sólidos graviticamente acomodados, mas sob a influencia dos elementos portam-se como um fluído estranho. Adoro areia! Tenho fotos minhas a comer areia nos anos sessenta e hoje só não o faço porque fui desaconselhado pelo meu dentista. Mesmo assim ficou o fetiche!

Diz-se que uma imagem vale por mil palavras, e confesso que quando a cache foi publicada sem imagens eu fiquei um bocado à toa, mas quando cheguei a casa e vi o diagrama da mecânica das "ondinhas" na areia percebi logo tudo de uma forma clara e inequivoca! Isto é o earthcaching no seu melhor!
Até se resolveu de repente um dos grandes enigmas da minha infância em África, onde ficava horas a fio a olhar para o interminável ondulado das dunas no fundo do mar postas a descoberto pela maré vaza, só interrompidas pelos montinhos de bolas de areia molhada construidos pelos pequenos caranguejos a enterrarem-se para fugir do Sol.
Quando ficava a olhar para aquelas imensas [i]impressões digitais[/i] da Natureza, uns achavam que seria autismo, mas eu achava que devia haver uma mecânica qualquer por trás daquilo e hoje finalmente percebi! Só por isso o meu obrigado por aquela imagem.

Quanto às dunas em si, já a coisa foi mais complicada. Não havia bonecos que me valessem!
Na verdade conheço a zona e quando mentalmente tentei associar o perfil do local a um dos [i]modelos[/i] apresentados não me surgiu nada. Talvez um numero abaixo ou um numero acima sirva... Bom, no terreno a coisa deve ser mais óbvia, e de facto fez-se alguma claridade mas só com uma sábia explicação do owner é que realmente as peças encaixaram perfeitamente. Afinal era evidente, mas pronto, eu realmente percebo muuuuuito de grãos de areia mas rigorosamente nada de dunas!

O certo é que sendo uma earthcache algo original e movediça, eu fartei-me de aprender coisas interessantes sobre a dinâmica desse gigantesco aglomerado de sólidos que todos juntos parecem passar ao estado liquido, de tal forma que mais uma vez não consegui andar mais de uma dezena de metros calçado!

Muito obrigado por tudo!

vão fazer obras aqui?! :)

Additional Images Additional Images

vão fazer obras aqui?! :) vão fazer obras aqui?! :)

o cantinho da Rosa! o cantinho da Rosa!

a vista da Rosa! a vista da Rosa!

impressões digitais I impressões digitais I

impressões digitais II impressões digitais II

impressões digitais III impressões digitais III

fim das impressões digitais! fim das impressões digitais!

infoAn Earthcache is an educational form of a virtual cache. The reward for these caches is learning more about the planet on which we live - its landscapes, its geology or the minerals and fossils that are found there. Many Earthcaches are in National Parks. Some are multi-cache in form, and some have a physical log book located in or close to a Visitor Center. Earthcaches are developed in association with the Geological Society of America. For more information go to http://www.geosociety.org/earthcache/
Visit Another Listing:

Advertising with Us