Skip to Content

View Geocache Log

Found it Bargao_Henriques found Aos grupos expedicionários [ Serra do Gerês ]

Saturday, October 3, 2009Vila Real, Portugal

Que excelente local!!!

Desde a primeira vez que olhei para a carta militar, para preparar a primeira expedição à Mina dos carris, em 2005, que a minha "deformação profissional" me levou imediatamente a vasculhar as cartas da zona à procura de mais minas. Daqui nasceu logo a curiosidade para visitar as Minas do Borrageiro e das Sombras, irmãs das Minas dos Carris.
As Minas das Sombras foram visitadas na expedição do ano passado e, quando esta cache dedicada ao Grupo Expedicionário apareceu, fiquei logo muito interessado em incluí-la na expedição deste ano!

Realmente as expectativas foram todas ultrapassadas, porque o local é excelente, tal como o caminho para lá chegar. O caminho que usámos para sair, ao longo do Rio Fafião, também não ficou atrás!

Antes de visitarmos o local da cache, eu e mais alguns expedicionários que seguíamos na frente do grupo dirigimo-nos para as minas. Vasculhámos a zona e encontrámos de tudo um pouco: cortas, galerias, escombreiras, ruínas, abrigos, e aquilo que entendemos ser um altar para a Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, muito parecido com o que existe na Mina dos Carris. Adorei!!!

Como o resto do grupo tardava em aparecer, subimos então em direcção ao Borrageiro, onde encontrámos o pessoal empoleirado por todo o lado.

A subida não foi difícil, não se tendo propriamente confirmado os receios com que fiquei ao ler alguns dos logs mais antigos, apesar de obviamente não me aventurar em malabarismos, como outros gostam de fazer...

Trepámos até à cache, que apareceu num ápice, e depois voltámos a descer para a zona entre os dois cumes, para almoçarmos.

Por entre rissóis, bola de carne e outras iguarias, ainda comemos o melhor "chouriço do PH" que alguma vez levei para as expedições! Pena foi não termos apreciado um pouco de Torga, apesar de ter tido umas 2 ou 3 vezes na mão o caderninho pronto para a leitura, mas a agitação natural do grupo nunca criou o ambiente certo para a leitura partilhada. E acabei por me esquecer de ler depois, durante a tarde. Foi pena...

Silvana, agradeço-te novamente esta excelente cache, a sentida homenagem e a oportunidade por ela criada para mais uma bela expedição! Magnífico!!!
(Rated 5 stars with [url=http://www.gcvote.com]GCVote[/url])

[This entry was edited by Bargao_Henriques on Tuesday, October 06, 2009 at 8:12:13 AM.]

Additional Images Additional Images

A caminho... A caminho...

Escombreiras, ruínas e o Borrageiro, ao fundo... Escombreiras, ruínas e o Borrageiro, ao fundo...

Tcharam!!! Tcharam!!!

Ruínas das instalações da mina Ruínas das instalações da mina

Uma das duas galerias que encontrámos Uma das duas galerias que encontrámos

Altar a Santa Bárbara? Altar a Santa Bárbara?

A corta da mina A corta da mina

Depois vamos descer isto tudo... Depois vamos descer isto tudo...

Os 3 expedicionarios originais Os 3 expedicionarios originais

MCA em meditação... MCA em meditação...

Olá!!!! Olá!!!!

Toma lá uma roledinha do "chouriço do PH"! Toma lá uma roledinha do "chouriço do PH"!

infoA multi-cache ("multiple") involves two or more locations, the final location being a physical container. There are many variations, but most multi-caches have a hint to find the second cache, and the second cache has hints to the third, and so on. An offset cache (where you go to a location and get hints to the actual cache) is considered a multi-cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page