Write note global trekkers posted a note for Montanhas Nebulosas [PNPG]

Saturday, July 5, 2014Viana do Castelo, Portugal

(Parte 12/14)

Faltavam menos de 500m para o GZ quando após descermos para um outro vale, avistámos finalmente à nossa frente dois enormes e imponentes maciços graníticos de proporções avassaladoras. Extensas franjas de nevoeiro cobriam-lhes parcialmente as encostas e a retaguarda, imprimindo-lhes um ar ainda mais respeitoso, alertando simultaneamente as nossas mentes que a tarefa não ia ser fácil. Após atravessar o pequeno ribeiro que se interpunha entre nós e os montes, rapidamente identificámos o maciço alvo onde a acção de desenrolaria. Foi então feita uma derradeira pausa para descanso, aproveitando para ler em voz alta alguns dos últimos logs, e daí tirar as respectivas ilações, delineando ao mesmo tempo possíveis estratégias de ataque à cache. Não havia dúvida que a direcção a seguir era o contorno da montanha pela esquerda, tarefa a que de imediato nos lançámos. Encontrávamo-nos agora novamente a subir a montanha tentando chegar ao sopé do maciço onde teríamos de procurar vias de acesso para progredir até ao topo. Quanto ao tempo, notávamos agora um ligeiro agravamento que se traduziu num progressivo adensamento do nevoeiro e no aumento da velocidade do vento. Parecia que a chuva estava iminente. O estado de espirito e o optimismo de alguns de nós começava a esmorecer, instalando-se mesmo a dúvida em alguns se o nosso empreendimento iria ter sucesso…

Havia pois que não perder mais tempo e acelerar a progressão se não quiséssemos ter eventuais surpresas desagradáveis. Assim, uma vez chegados ao sopé do maciço, escolhemos um local para descarregar todas as mochilas e acessórios e daqui partir, quais cabras-montesas, montanha acima. O cansaço acumulado derivado de 2 dias na montanha aliado a uma noite mal dormida, fez com que a maior parte do grupo se ficasse pelo sopé, aguardando esporadicamente por notícias dos que iriam progredir para o topo. Juntamente com o mecasantos, fui um dos que tentou a primeira abordagem para o cume. Com maior ou menor dificuldade e sempre com muito cuidado onde colocávamos os pés, fomos vencendo os diferentes patamares até chegarmos finalmente a uma pequena passagem para o topo com grande inclinação. Para subir não era muito arriscado, mas o pior seria a descida…muito perigosa, e se um pé falhasse, haveria certamente consequências trágicas. Decidimos então que somente um de nós tentava subir enquanto que o outro ficava atrás dessa passagem, dando o apoio necessário na subida, mas sobretudo na descida. O mecasantos transpôs com sucesso essa passagem enquanto que eu fiquei a aguardar por notícias atrás da passagem. Ao fim de poucos segundos estas finalmente chegaram mas não eram nada boas: não só não havia qualquer cache, como ainda havia outro cume mais alto por trás e esta não era decididamente a melhor forma de chegar até lá. Seria impossível nas actuais condições (sem cordas e material de segurança), para além de comportar um enorme risco.

Agora era o desânimo que estava amplamente estampado nas nossas faces. A dúvida ficou por momentos instalada e as pernas pareceram fraquejar ante a perspectiva de um eventual insucesso de chegar ao objectivo. Tudo estava agora em causa, e não era apenas a caminhada de hoje, mas também todos os 3 dias anteriores passados nesta região e toda a logística, preparação e perspectivas postas em marcha neste período de 2 meses que mediou entre as duas grandes caminhadas no PNPG. Olhando para baixo não víamos ninguém do grupo uma vez que o nevoeiro já encobria quase todo o sopé do maciço. Apenas gritos do resto do grupo que vinham de baixo, questionando se já tínhamos concretizado a missão.

infoA multi-cache ("multiple") involves two or more locations, the final location being a physical container. There are many variations, but most multi-caches have a hint to find the second cache, and the second cache has hints to the third, and so on. An offset cache (where you go to a location and get hints to the actual cache) is considered a multi-cache.