View Geocache Log

Write note global trekkers posted a note for Montanhas Nebulosas [PNPG]

Saturday, July 5, 2014Viana do Castelo, Portugal

(Parte 06/14)

Começámos por seguir o muro de pedra mesmo ao lado da cache “Serra Amarela 4”, descendo sempre ao longo deste até onde seria possível. Acabámos então por dar com um precipício e escolher outra alternativa. A alternativa foi mesmo olhar para baixo e escolher um acesso menos mau, i.e. o menos inclinado possível e que nos permitisse descer com relativa segurança. Acabou até por ser mais fácil do que pensávamos, descendo calmamente em zig-zag para distribuir o esforço por ambas as pernas. Estávamos agora no fundo do vale com as antenas bem lá no alto onde outrora tínhamos estados. Agora tínhamos pela frente um troço que apesar de ser sempre a subir, seria bem menos exigente. Paragem aqui e acolá para mais um gole de água e uns breves instantes de descanso e eis-nos agora no outro lado da montanha, no encalço do ponto final da cache Contrabandistas, que posteriormente nos levaria à Portela do Homem. Eram 18h00 e ainda tínhamos pela frente umas duas horas de sol.

Subindo e descendo encostas a acompanhar magníficas paisagens de montanhas a perder de vistas, demos finalmente com o marco de fronteira que há muito procurávamos na vizinhança dos “Contrabandistas”. Já foi há quase 5 anos que aqui estivemos e não deixámos de nos impressionar com a espectacular envolvente que o local oferece, qual ponto perdido nas alturas numa linha fronteiriça de dois países. Seriam já 19h00 e o dia encaminhava-se para o seu fim. Esta é sem dúvida uma altura mágica para caminhar na serra, em que sentimos com maior intensidade alguns dos seus cheiros e cores, quando o sol finalmente atenua o seu calor abrasador dando lugar a uma suave e fresca brisa do fim da tarde, e em que alguma fauna começa a dar sinais de actividade, como posteriormente comprovámos com o avistamento de 3 corços.

Ainda havia que apanhar o trilho já conhecido que descia para a Portela do Homem, o que não foi difícil graças à cartografia do GPS. Estávamos agora devidamente encaminhados para o nosso destino, bastando para tal seguir o trilho até ao fim (ou início), a escassos metros onde 2 dias antes deixáramos um dos carros. Esta última jornada foi mágica: que sensação de assistir ao pôr-do-sol entre as montanhas, apreciar o espelho de água cintilante da albufeira de Vilarinho das Furnas e as encostas da serra pintadas de amarelo que tão justificadamente lhe dão o nome. Agora era o silêncio entre todos que imperava ao longo do trajecto, esperando somente chegar ao carro e dali partir novamente para Castro Laboreiro. Foi assim precisamente às 21h30 que entrámos na Portela do Homem (onde se encontravam outros tantos carros estacionados, sinal de que deveriam haver vários caminhantes pelos montes acima) e demos por terminado mais uma etapa da nossa demanda pelas Montanhas Nebulosas. Para trás tinham ficado 2 dias de aventura e 65 km de trilhos na serra da Peneda, Soajo e Amarela, nos mais diversos cenários paisagísticos, desde o fundo dos vales até às altas montanhas. Agora faltava o derradeiro desafio, aquele que é tantas vezes falado e que muito poucos têm o privilégio de concretizar: o percurso Portela do Homem – Pitões das Júnias, a travessia da serra do Gerês.

Dia 3 (04/Julho/2014): Portela do Homem – Minas dos Carris (18,1 km)

Pouco mais de 2 meses após a aventura inicial pelos trilhos do PNPG, eis-nos de volta à acção para a derradeira fase desta longa caminhada. A dúvida permaneceu até à véspera deste dia, já que as previsões meteorológicas apontavam para tempo com alguma nebulosidade e com possibilidade de chuva no Sábado (dia 5). Todavia decidimos ainda assim correr esse pequeno risco, já que as previsões do fim-de-semana seguinte davam conta, ao invés, de elevadas temperaturas (acima de 30ºC) na região, facto que queríamos naturalmente evitar.

infoA multi-cache ("multiple") involves two or more locations, the final location being a physical container. There are many variations, but most multi-caches have a hint to find the second cache, and the second cache has hints to the third, and so on. An offset cache (where you go to a location and get hints to the actual cache) is considered a multi-cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us