Skip to Content

View Geocache Log

Found it ZéSampa found Poios Brancos

Saturday, October 27, 2018Guarda, Portugal

Regresso à Serra da Estrela para completar o PNSE MasterDegree do Falopes!!!

Conquistada a Varanda dos Pastores, uma das cadeiras obrigatórias que o Falopes ainda tinha por encontrar, fomos almoçar às Penhas Douradas para posteriormente retomarmos as actividades, começando precisamente por aqui na cache dos Poios Brancos. O meu principal objectivo desta jornada, visto já ter encontrado algumas das caches propostas para este dia e porque há muito tinha vontade de visitar este local.

Deixámos o carro estacionado no parque recomendado e seguindo os waypoints indicados, bem como as marcas e as mariolas do PR homónimo, fomos subindo em direcção ao topo da encosta entre rajadas de ventos quase ciclónicos... Felizmente, vínhamos bem preparados para as agruras da montanha e a distância, apesar do vento forte e frio, foi conquistada tranquilamente. Até porque com uma vista daquelas as paragem para tirar fotografias eram sucessivas o que nos permitia recuperar o fôlego.

O trilho pode ser simples e pouco interessante mas a vista é, sem dúvida, uma das mais espectáculares de todo o Parque Natural da Serra da Estrela, sobretudo, porque oferece um panorama único para o monumental conjunto dos três Cântaros, proporcionando um verdadeiro postal ilustrado de uma das mais emblemáticas imagens da serra. Grandiosidade do cenário que progressivamente vai melhorando e tornando-se mais espectacular à medida que se sobe em direcção ao Tor granítico. É de arregalar os olhos!!!

Aí chegados a vastidão do horizonte dá lugar às formas e à imponência dos grandes blocos que por ali se perdem no planalto. Pela listing quer desta cache, quer da cache arquivada, sabia que no local iria encontrar um labirinto de rochedos que entre as suas entranhas escondiam a cache. Contudo, jamais imaginara que estes rochedos fossem tão grandes, fazendo com que VG fosse um simples acessório que coroa o majestoso conjunto de tons cinza. Incrível!!!

Com a cache a poucas dezenas de metros mal chegámos à base do maior dos penedos, demos início às buscas entrando por entre as fendas e buracos tentando identificar o local da foto spoiler. No entanto, como nada parecia corresponder à imagem decidimos subir na direcção do VG para aí revistarmos os possíveis esconderijos.

A subida revelou-se bastante acessível visto que do lado em que fizemos a abordagem estavamos protegidos do vento que atravessava o vale glaciar do Zêzere e a Nave de Santo António. Todavia, assim que chegámos ao topo, no exacto momento que fomos prendados com a vista sobre o vale e a vila de Manteigas aninhada nas encostas montanhosas, sentimos a força do vento com rajadas ciclónicas que rapidamente nos obrigaram a procurar abrigo! Segundo consta neste dia chegaram a registar-se ventos na ordem dos 50 km/hora!!!

Então descendo um pouco abaixo do VG encontrámos uma pequena gruta curiosamente abrigo do tesouro que tanto procurávamos!!! Depois, passámos ao registo, no mínimo ventoso, tirámos algumas fotografias e regressámos ao trilho de encontro ao carro.

No fim, apenas me ocorreu uma ideia: "Como poderia eu, depois de tantos anos e tantas visitas à Estrela, nunca aqui ter vindo!" Sem dúvida, uma falha gravíssima e que finalmente tive o prazer de corrigir! Há muitos lugares fantásticos nesta Montanha é certo mas poucos oferecerão uma vista tão grandiosa quanto os Poios Brancos. Um local obrigatório e cuja visita recomendo vivamente!!! Garanto-vos, não se arrependerão!!!

Marco muito obrigado pela partilha e, claro, pela cache! Ao que parece ganhei um novo local favorito pela Estrela!!! O respectivo coração azul será atribuído logo que me seja possível!!!

TFTC

ZéSampa na companhia do J.Greg e, claro, do Falopes!!!

Poios Brancos 01

Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page