Skip to Content

View Geocache Log

Found it paulohercules found TUA-MIRANDELA (PARTE X - IMAGENS PARA RECORDAR)

Saturday, May 14, 2011Bragança, Portugal

Diário de Bordo # 2956
Parte 1 de 2.

Esta cache foi visitada durante a Expedição na Linha do Tua, da Foz do Tua até Brunheda, realizada pelo Grupo de Expedicionários, na qual participaram vinte e três geocachers.
Esta Expedição fazia parte do plano anual de Expedições a realizar pelo Grupo de Expedicionários e, passou a ter prioridade em relação a outras por causa do início das obras da barragem. O objectivo era poder caminhar nesta parte da linha antes de o seu acesso pedestre ser interditado e esta ficar submersa. O planeamento iniciou-se em Janeiro e, prolongou-se ao longo de vários meses, tendo sido afinados os pormenores e detalhes finais, nas semanas anteriores à realização da mesma.
De salientar que só existiam seis caches publicadas no percurso definido para esta Expedição quando se iniciou o seu planeamento e, entretanto até à sua execução foram publicadas mais doze. Esta alteração na quantidade de caches poderia ter aumentado o tempo total da duração da Expedição porque, de uma cache por cada três mil e quinhentos metros em média, passaram a existir caches em aproximadamente cada mil metros mas, foi predefinida e utilizada uma táctica de modo a reduzir substancialmente o tempo necessário para encontrar, registar e recolocar cada cache.
Apesar de haver algumas previsões meteorológicas menos favoráveis, o Astro Rei esteve presente durante todo o trajecto. A sombra e o ar fresco que habita nos túneis, juntamente com os morcegos, proporcionaram algum conforto durante a sua travessia.
A falta de locais para abastecimento de água foi uma das maiores preocupações e, cada elemento levou bastante água mas, mesmo assim para alguns não foi suficiente.
Ao longo de todo o percurso somos premiados por uma vista panorâmica fantástica e, o contacto com a natureza é constante.
Vale a pena tirar umas quantas fotografias para mais tarde recordar, quanto mais não seja pelo facto de esta paisagem daqui a uns tempos desaparecer porque, vai ficar submersa.
A banda sonora natural ao longo de todo o percurso, para além do canto das aves é por vezes complementada pelo som da água a correr no rio Tua, em especial nos locais de maior caudal ou onde existem pequenas cascatas.
A paragem para o almoço “comunitário” foi outro ponto alto desta Expedição. As contribuições das mais variadas iguarias caseiras típicas dos locais de origem dos elementos presentes, transformaram este momento gastronómico num autêntico banquete de sabores deliciosos que, já se tornaram um hábito nestes eventos e, quase uma “obrigação” para quem os partilha. À que dizê-lo com frontalidade, o pessoal teve saudades do chouriço do PH...
Caminhar ao longo desta via ferroviária é duro e mais penalizante do que em outras vias deste género por esta ser do tipo estreito. As travessas de madeira estão colocadas a uma distância mais curta o que prejudica a cadência da passada. No entanto ainda não existe muita vegetação na zona dos carris pelo facto de a linha ter sido desactivada recentemente.
Os edifícios dos apeadeiros desactivados foram fechados, provavelmente para evitar actos de vandalismo mas, houve o cuidado para no local das portas e janelas que foram “emparedadas”, pintar as respectivas portas e janelas para que tudo ficasse enquadrado do ponto de vista estéctico.
O conjunto de todos os ingredientes muito especiais acima referidos contribuiu para que esta Expedição se tornasse única e memorável.
Este conjunto de caches foi encontrado com outros vinte e dois geocachers (“mass found”) que foram uma excelente companhia, principalmente pelo convívio que se manteve desde o princípio até ao final, onde nunca faltou a alegria e divertimento, apesar do cansaço acumulado.
A todos sem excepção, um grande bem-haja pelos óptimos momentos vividos durante esta demanda.
It's not always the find that brings the smiley...
(Continua)

Linha do Tua (46)

Additional Images Additional Images

Linha do Tua (36) Linha do Tua (36)

Linha do Tua (39) Linha do Tua (39)

Linha do Tua (45) Linha do Tua (45)

Linha do Tua (46) Linha do Tua (46)

Linha do Tua (144) Linha do Tua (144)

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page