View Geocache Log

Write note global trekkers posted a note for Montanhas Nebulosas [PNPG]

Saturday, July 5, 2014Viana do Castelo, Portugal

(Parte 13/14)

Foi com enorme desilusão que comunicámos o insucesso, não podendo ir mais além do que tentáramos. Como que ainda mais a piorar o cenário, começavam agora a cair pequenas gotas de chuva, sinal de que o tempo não estava para brincadeiras, sobretudo para andar a trepar maciços rochosos onde o cuidado já era pouco.

Encontrávamo-nos agora a descer para a base por outro caminho, na vaga esperança de poder encontrar uma via de acesso para este cume onde estaria a cache. Do patamar onde estivéramos minutos antes da subida, desviámos ainda mais lateralmente com o objectivo de procurar vias de acesso. Nesta altura já se tinha juntado a nós o JorgeGP, pelo que éramos agora 3 pessoas em busca da cache. Foi ao passar uma pequena saliência agachados, que demos de caras com um pequeno canal de elevada inclinação, limitado em ambos os lados por paredes de rocha, e que levava indubitavelmente para o cume. Tínhamos acabado de encontrar a via de acesso há muito procurada!! A progressão não seria fácil, mas pelo menos comportava muito menos riscos que a via anterior, já que agora estávamos protegidos de ambos os lados pelas ditas paredes de rocha. Somente a inclinação e o receio de escorregarmos para baixo (com uma queda bastante feia) causavam alguns calafrios. Mais uma vez delineámos uma estratégia de acesso com um mínimo de riscos: eu e mecasantos iríamos subir ao cume e o Jorge GP ficaria na base deste canal dando apoio sobretudo aquando da nossa descida que seria mais complicada.

Prontamente iniciámos então a subida, rastejando ao longo do canal como autênticas serpentes, utilizando pequenas saliências na rocha como pontos de apoio para os pés. Evitando sempre olhar para baixo, fomos progredindo montanha acima, até finalmente nos agarrarmos a um arbusto isolado e a partir daí à aresta da primeira rocha do cume. O mecasantos foi quem o atingiu primeiro, seguido logo de mim que vinha atrás. O meu instinto natural foi de imediato dar um passo em frente para a plataforma mais abaixo e quando o fiz, eis que encontrei a meus pés, aquilo que tinha sido o objectivo da nossa demanda durante meses, a razão de todos os nossos passeios nos últimos tempos: um monte de pedras que por baixo escondia o tesouro final! Grande alegria que se apoderou de nós neste momento! O nevoeiro cerrado, as gotas de chuva que nos batiam na cara, o silêncio que vinha de baixo...mas tudo isso era agora indiferente. Tínhamos completado a missão com êxito e todas as estratégias, logísticas planeadas e provações por que passámos tinham sido plenamente justificadas. O tempo não dava tréguas, pelo que foi então altura de consultar a informação recolhida ao longo dos 4 dias e obter o código que nos permitia ter acesso ao logbook. Com enorme satisfação assinámos o dito e preparámos a derradeira descida que se previa bastante complicada.

Curiosamente a descida custou bem menos do que esperávamos. Fomos literalmente deitados de barriga para baixo, lentamente descendo ao longo do canal. Sem dúvida que a presença do Jorge GP mais abaixo na base, nos deu uma confortável segurança. Já num patamar de relativa segurança, mirando muito abaixo os restantes elementos do grupo semi-tapados pelo nevoeiro, acenámos e demos vivas ao êxito da nossa missão. As “Montanhas Nebulosas” tinham sido conquistadas!
A chegada ao sopé do maciço onde os restantes caminheiros nos aguardaram foi coroada com grande entusiasmo, afinal a nossa demanda tinha chegado a bom porto e todos sentiam enorme satisfação por a missão ter sido cumprida. Havia agora que empreender o regresso a Pitões das Júnias, já relativamente próximo e aproveitar posteriormente a noite para carregar baterias.

infoA multi-cache ("multiple") involves two or more locations, the final location being a physical container. There are many variations, but most multi-caches have a hint to find the second cache, and the second cache has hints to the third, and so on. An offset cache (where you go to a location and get hints to the actual cache) is considered a multi-cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us