Skip to Content

View Geocache Log

Write note Valente Cruz posted a note for eXTReMe CHaLLeNGe [UTSF]

Saturday, June 28, 2014Aveiro, Portugal

(Continuação)

Chegado lá em cima, nova descida, para mal do meu joelho. Com muitas dificuldades lá cheguei à aldeia abandonada das Porqueiras, refresquei-me na água do ribeiro, e ganhei algum ânimo. Pela frente jazia uma longa, longa, longa subida. A passagem por mais um abastecimento, na Aldeia da Lomba, deu-me a força que faltava para o trilho da Vereda do Pastor. Porém, as forças esgotaram a meio e tive o terceiro momento de desespero anímico. A subida interminável, o sol que se escondeu atrás da encosta e um vento que fustigava pela frente foram terríveis, congeminando para a minha desistência. Contudo, superei-me e, lá em cima, depois de uma parte plana, ao chegar à aldeia da Castanheira, vindo não sei de onde, ganhei um ânimo indescritível. Faltavam apenas 5 quilómetros e floresceu em mim a certeza de que já nada me faria desistir.

Seguiu-se o difícil trilho Nas Escarpas da Mizarela; durante a descida atirava a perna direita para a frente e agarrava-me como podia às rochas e à vegetação. A dado momento, porém, ganhei algum juízo ao aperceber-me que uma queda ali poderia inviabilizar a minha conquista final. Depois de passar a ponte aconteceu algo de mágico: as forças reapareceram e fiz a subida num instante, em modo de tração total. De todas as vezes que fiz o percurso das Escarpas da Mizarela, este foi sem dúvida aquele em que demorei menos tempo. Muito menos. Depois de passar pelo miradouro, fui variando entre corrida e caminhada de passo acelerado. Nos últimos 500 metros tive de correr, nem poderia ser de outra maneira. É impossível expressar por palavras o que se sente naquele momento, em que, depois de tanto sofrimento, se alcança o fim. Fica-se apenas com um sorriso eterno! Em relação ao menos importante, os números, fiquei na posição #117 da geral, com um tempo de prova de 15:47:19.

Esta foi sem dúvida uma estreia memorável numa prova de ultra trail. E tinha de ser nestas Montanhas Mágicas. Nunca na minha vida estive sujeito a tantas dificuldades e a tanto sofrimento físico e mental. Também por isso a sensação de superação é inigualável. Depois de terminar, apenas queria tirar a foto da praxe e voltar para casa. Segundo a Ana Valente, durante a noite, fartei-me de queixar e gemer. Sinceramente não me lembro. Possivelmente, para além de não encontrar posição para dormir, acho que era sobretudo a minha mente a queixar-se do sofrimento, imaginando-se ainda pelos trilhos da Serra da Freita.

Sem perceber como ou porquê, vindo não sei de onde, a meio do percurso zuniu-me aos ouvidos o refrão da música “We're In This Together”, dos Simply Red. Nunca mais me abandonou ao longo da prova e, sozinho ou acompanhado, lá fui trauteando aquelas palavras mágicas, quilómetro após quilómetro, até ao final. Acho que acabou por acrescentar uma boa dose de motivação para o desafio a vencer.

Por incrível que pareça, a dificuldade maior desta prova não está nos cerca de 70 quilómetros ou nos mais de 4000 metros de subida acumulada, mas sim no facto de ser muito, muito, muito técnica, o que obriga a uma entrega física e mental em cada momento. Na verdade, a distância e a altimetria estão longe de corresponder à dificuldade de que encontra no terreno. É também isso que torna esta prova única. Sabendo que a parte física é terrível, o que acaba por fazer a diferença é sobretudo a parte mental.

Uma palavra final para o espírito fantástico dos participantes e da organização, cuja ajuda e motivação ao longo do percurso são fundamentais! Parabéns a todos e obrigado por esta vivência extraordinária e absolutamente inesquecível!

final

infoA multi-cache ("multiple") involves two or more locations, the final location being a physical container. There are many variations, but most multi-caches have a hint to find the second cache, and the second cache has hints to the third, and so on. An offset cache (where you go to a location and get hints to the actual cache) is considered a multi-cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page