View Geocache Log

Found it manelov found Azul de Azulejo

Tuesday, May 1, 2012Leiria, Portugal

It looks like your log contains HTML or UBB formatting. We now use Markdown formatting because it works on both web and mobile. Would you like to convert your log?

Success! To keep these changes, hit “Submit Log Entry” at the bottom of the page.

Hmm. Some of your log formatting is not supported. You might want to remove it and use Markdown formatting.

Sou um apreciador da arte do azulejo e não resisto a parar por perto cada vez que vejo um destes paineis.
Hoje, a caminho do juncal, apareceu este e... não pude resistir a parar para o apreciar com calma, apesar da chuva que teimava em enxotar-nos dali.
Para além do admirável trabalho em azulejo, este painel teve um significado especial para mim. Os trabalhos de olaria e cerâmica aqui representados fazem parte do meu imaginário de infância.
Em criança, havia perto da minha casa uma olaria e, costumava ir para lá frequentemente ver como se faziam tachos, panelas, quartas e alguidares, ao mesmo tempo, aproveitava os restos do barro do oleiro para brincar e fazer bonecos de barro. Quanto aos trabalhos de cerâmica - tijolos e telhas, também os acompanhei de perto numa cerâmica a umas centenas de metros de casa. Já um pouco mais velho (10-15 anos), costumava ir até à cerâmica do Portugal e ver como se faziam os tijolos e as telhas.
Quando havia uma paragem no trabalho da olaria, ficava a ouvir as conversas dos trabalhadores e, comecei então a aperceber-me da dureza daquele trabalho que, era quase todo manual. O desenfornar era terrivel. Entrar dentro de um forno ainda quente para retirar o tijolo, era algo esgotante. O "moldador" de telhas - aquela figura que se vê a segurar uma roda horintal acima da cabeça - tinha uma tarefa que deixaria exausto em menos de 1/2 hora, qualquer um de nós que hoje se atrevesse a desempenhar a sua função, sem antes ter passado por um treino fisico apurado.
Todos os trabalhos na cerâmica se faziam a um ritmo acelerado que, só quem assistiu pode acreditar que fosse possível manter durante anos e anos a fio.
Este painel é uma justa homenagem a todos aqueles que com o seu trabalho permitiram o desenvolvimento das suas terras.

Quanto à cache: mesmo sem dica lá apareceu, mas, mesmo que não aparecesse não teria importância.

OPC que nos mostrou este belo painel e me despertou estas recordações de antigamente.

B 002

Additional Images Additional Images

B 002 log image B 002

B 003 log image B 003

B 004 log image B 004

B 005 log image B 005

B 006 log image B 006

B 006a log image B 006a

B 007 log image B 007

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us