Skip to Content

View Geocache Log

Found it luis serpa found Algar do Carvão [Terceira - Açores]

Sunday, May 4, 2014Arquipélago dos Açores, Portugal

Depois de visitarmos a Gruta de Natal, este monumento geológico era o próximo da lista.

Já o tinha visitado há muitos anos atrás, com 10 anos de idade, por isso a memória que tinha do mesmo era quase o mesmo que nada.

Assim, depois de explorar a gruta acima mencionada, mete-mo-nos a caminho deste vulcão, já muito o seu exterior conhecido por nós, situado no Pico do Carvão. De imediato apercebe-mo-nos que existia um grande fluxo de visitas, marcadas pelas diversas viaturas presentes naquele recinto muito bem arranjado, e que permite o estacionamento de forma ordeira dos seus visitantes.

Ao entramos no edifício que dá as boas vindas a estes, começámos logo foi por admirar as fotografias encontradas cá dentro, com alguns marcos da ilha, sendo apenas um aperitivo para o que se seguia.

Demos início a este percurso, atravessando aquela estrutura que nos faz lembrar uma construção medieval, guiando-nos até a este algar, desembocando-nos na primeira galeria. Magnífico! Mal vimos esta cratera ficámos de boca aberta com tamanha beleza, não me lembrava mesmo nada daquilo, é de facto uma paisagem surreal. Ver aquela boca por cima de nós, iluminando o espaço interior com a luz natural, e bem lá no fundo, toda aquela bossa com os seus traquitos expostos das mais variadas cores, já para não falar dos vestígios da lava básica da segunda erupção que ocorreu há 2000 anos.Tudo isto conjugado, perfaz um quadro das mais variadas cores, em que algumas nem se consegue distinguir. Claro está, que há medida que íamos descendo, ia-se tirando um álbum de fotografias, com o propósito de preservar na memória este fantástico lugar, em que sempre que dávamos um passo para as profundezas, dava-se dois gritos de exclamação com o novo pormenor que se descobria.

Já no largo que se encontra no fim da primeira galeria, fomos recebidos por uma simpática guia, que nos forneceu mais alguma informação acerca deste vulcão, que nos disse que este é o único no mundo em que se pode entrar, desconhecia tal facto. Também desconhecia a fantástica acústica que a cratera apresenta. Cratera esta que já albergou um concerto musical. Deve ter sido algo de fenomenal.

Fomos percorrendo de fio a pavio este fantástico algar e depois de visitar a galeria acústica, descemos então ao último patamar, que foi a minha parte preferida. Aquela fantástica lagoa, escondida daqueles que andam na superfície, de uma beleza extrema, com o seu toque de ternura e ao mesmo tempo como um canto de sereia, sendo um chamariz para dar um mergulho, que de certeza, no Verão é bem apetecível, não fosse esta por vezes secar totalmente nessa época. Estivemos um bom bocado só a contemplar esta lagoa, tentando tirar alguma fotografia que prestasse, coisa que não aconteceu, tentando imaginar como teria sido a descoberta deste sítio pelos primeiros exploradores, bem como a coragem e determinação que tiveram para ver tal maravilha.

Adorei esta passeio por este monumento, cara nas brochuras de turismo da ilha Terceira, fazendo jus a tal honra. Deixo dois grandes agradecimentos, primeiro ao grupo Montanheiros pela bravura que tiveram em explorar tal sítio e que permitiram a sua visita. Em segundo, ao Netuseraz pela fantástica cache aqui presente. Recomendo esta cache a todos, principalmente a visita a este monumento que não se irão arrepender.

Feita com Basousa.

TFTC

DSCN1201Uploaded by Geopt Geocaching Tools -> http://gctools.geopt.org

Additional Images Additional Images

DSCN1201 DSCN1201

DSCN1202 DSCN1202

DSCN1203 DSCN1203

DSCN1204 DSCN1204

DSCN1207 DSCN1207

DSCN1209 DSCN1209

DSCN1210 DSCN1210

DSCN1212 DSCN1212

infoAn Earthcache is an educational form of a virtual cache. The reward for these caches is learning more about the planet on which we live - its landscapes, its geology or the minerals and fossils that are found there. Many Earthcaches are in National Parks. Some are multi-cache in form, and some have a physical log book located in or close to a Visitor Center. Earthcaches are developed in association with the Geological Society of America. For more information go to http://www.geosociety.org/earthcache/
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page